Composição Fotografia de rua

7 dicas para fazer fotos de rua em preto e branco

Foto: Alan Schaller
Livro de fotografia

O canal COOPH publicou um vídeo com 7 dicas para fotografar na rua em preto e branco com o fotógrafo de rua e co-fundador da International Photography Street Alan Schaller. Muito fotógrafos acham que não, mas a fotografia de rua em preto e branco é incrivelmente difícil. Hoje, qualquer pessoa pode capturar uma cena de rua e depois converter para preto e branco com alto contraste, mas isso não significa que teremos uma fotografia atraente e de impacto visual. Fotografar em preto e branco na rua é uma arte e Alan Schaller é grande especialista nisso. Veja as 7 dicas que ele compartilhou para você aprimorar suas fotografia de rua em preto e branco:

Foto: Alan Schaller
Foto: Alan Schaller

1. Fotografe em preto e branco de propósito – não fotografe em cores e converta depois, reserve dias especiais apenas para fotografar exclusivamente em preto e branco

2. Concentre-se no que torna a P&B interessante – procure contraste, luz e tonalidade. Variações selvagens de cor (obviamente) não são suficientes para a maioria das imagens em preto-e-branco

Foto: Alan Schaller

3. Adapte-se à sua situação de luz – Não tente fotografar em “alto contraste” em preto e branco quando a luz não estiver cooperando. Não force sua vontade no meio ambiente, deixe a luz ditar a aparência de suas fotos.

Foto: Alan Schaller

4. Faça bom uso do seu ambiente – não se concentre apenas no elemento humano, seja criativo com coisas como geometria e reflexões.

Foto: Alan Schaller

5. Capture muito contraste – verifique se as imagens representam uma boa variedade de contraste, dos brancos mais claros aos pretos mais escuros. Você não precisa de um contraste super “alto” necessariamente, mas tente capturar uma ampla gama de tons.

6. Mude a perspectiva – Se você está sempre fotografando na altura da cabeça ou do quadril, está fazendo errado. Obviamente, isso se aplica além do P&B, mas é fácil ficar “preso” em um estilo com a fotografia de rua.

Foto: Alan Schaller

7. Edite com sabedoria – deixe o material definir a aparência da edição, em vez de impor um certo “estilo” a todas as suas fotografias de rua em preto e branco. Se você não a tem na câmera, não force a acontecer.

Assista o completo com as 7 dicas de Schaller, onde ele amplifica cada um dos pontos acima. Cada dica é combinada com várias amostras que ilustram belamente os pontos enganosamente simples. O vídeo possui 5 minutos e está em inglês (mas, no Youtube, você pode ativar a opção de legenda e selecionar a tradução para português).

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário