Composição Fotográfica

6 técnicas avançadas para melhorar a composição de suas fotos

O fotógrafo Barry Brady publicou um artigo no site Digital Photography School onde compartilhou 6 técnicas avançadas para a composição de fotos. Escreveu Brady: “Quando você pensa em composição em fotografia, qual é a primeira ideia que vem à sua cabeça? Deixe-me adivinhar – a regra dos terços?

Provavelmente isso foi verdade para muitos de vocês que leram isso, por que vocês acham que é isso? A regra dos terços é provavelmente a ferramenta de composição mais conhecida e bem utilizada na fotografia. Na maioria das vezes, é a primeira ferramenta de composição que aprendemos (era para mim mesmo assim). Uma vez que o conhecemos e o usamos, não pensamos realmente sobre isso, nem sobre nenhuma outra técnica de composição.

Existem outros métodos, porém, usando técnicas de design visual que falam sobre textura e cor, entre outros. Muitos fotógrafos simplesmente adotam a regra dos terços e tiram a foto, sem tentar outras composições. Essas outras técnicas podem fazer a diferença nas suas imagens. Este artigo trata de seis técnicas que você pode usar para melhorar suas composições e suas fotos. Algumas delas seriam conhecidas como técnicas avançadas, mas depois que você as entender, elas serão bastante autoexplicativas.

1. A proporção áurea ou espiral de Fibonacci

Use a proporção áurea para melhorar sua composição

Essa é uma ferramenta usada há séculos, como princípio de design. Muitas obras de arte famosas usam a proporção áurea em sua composição e é frequentemente vista nos próprios desenhos da natureza. Pense na espiral de uma concha de caracol, como ela se enrola em si mesma. Essa forma está em conformidade com a proporção áurea. É uma proporção de 1: 1.618 que parece funcionar muito bem em design e fotografia.

2. Unidade

Unidade é sobre ordem. A repetição pode ser muito poderosa nesse sentido. Você pode repetir formas, linhas ou cores na sua imagem. Ao fazer isso, você cria uma visão unificada da cena, e isso, por sua vez, fornece um efeito composicional muito poderoso. A unidade pode trazer uma sensação calmante à imagem, tentar encontrar um assunto que retrate isso.

As linhas e os rebites da imagem fazem com que pareça uniforme, assim como a falta de cor
As linhas e os rebites da imagem fazem com que pareça uniforme,
assim como a falta de cor

3. Coerência

Diferente da unidade, a coerência é mais sobre tipos semelhantes de elementos ou formas em sua cena. Pense em um leito rochoso com pedras e seixos de tamanho semelhante. Essa cena seria coerente se as pedras e os seixos tivessem tamanho, forma e cor semelhantes. A coerência apela ao senso de ordem do espectador e pode gerar imagens muito interessantes.

Formas e cores semelhantes tornam a imagem mais coerente
Formas e cores semelhantes tornam a imagem mais coerente

4. Equilíbrio e ritmo

O equilíbrio é basicamente o que diz, a idéia aqui é tentar organizar os elementos em sua cena para que a imagem seja simétrica. Isso pode ser feito usando linhas e formas. As idéias são criar um senso de igualdade na cena. O ritmo é semelhante em certo sentido, mas trata-se de um padrão repetitivo na cena. Isso é um pouco mais difícil de encontrar, mas geralmente uma imagem aproximada ou abstrata pode mostrar bem essa técnica.

A composição centralizada desta imagem de um teatro mostra o equilíbrio na cena
A composição centralizada desta imagem de um teatro mostra o equilíbrio na cena
As formas curvas dos edifícios de vidro dão uma grande sensação de ritmo
As repetidas formas curvas dos edifícios de vidro
proporcionam uma grande sensação de ritmo

5. Espaço negativo

O espaço aberto ou negativo da sua imagem às vezes é tão importante quanto o assunto. O espaço negativo fornece o contexto do assunto e mostra ao espectador onde ou como o assunto está relacionado aos arredores. Muitas vezes, o espaço negativo é o céu. Pode ser tentador ignorar este, mas se for usado corretamente, pode ser uma ferramenta de composição muito poderosa.

A textura nas nuvens dá a esta imagem alguma gravidade.  Se o céu fosse simplesmente azul, não seria tão impactante
A textura nas nuvens dá a esta imagem alguma gravidade. Se o céu
fosse simplesmente azul, não seria tão impactante

6. Quebrando as regras

Agora que você tem novas idéias sobre como criar melhores composições. Conhecer essas técnicas certamente melhorará algumas de suas imagens, mas também saber como quebrá-las é igualmente importante. Em alguns casos, será óbvio qual técnica usar; em outros, você pode achar que colocar seu assunto no meio do seu quadro funciona melhor. Você precisa decidir o que funcionará para sua imagem. Tente técnicas como esta e veja se uma funciona. Caso contrário, quebre as regras e faça o que achar bom.”

Cortando o prédio de forma bastante agressiva, a imagem parece inacabada, mas as cores e o céu o fazem funcionar
Cortando o prédio de forma bastante agressiva, a imagem parece inacabada,
mas as cores e o céu o fazem funcionar

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário