Um dos pontos mais importantes para fotógrafos é desenvolver a compreensão sobre a luz. A iluminação natural irregular pode muitas vezes ser uma distração. Porém, é justamente a luz que permite ao espectador se concentrar no assunto da imagem. A iluminação correta pode tornar a foto visualmente mais atraente.
A fotógrafa Meredith Clark criou alguns passos práticos para utilizar a iluminação ao seu favor. A técnica do relógio é bastante simples e criativa. A dica é se exercitar alguém conhecido, assim você poderá “alugar” a pessoa. São experiências com a luz do Sol que podem ser feitas no meio da tarde ou da manhã – de preferência longe do meio dia, onde o Sol está em um ângulo muito alto. Confira:
1. Distância apropriada
Tenha seu modelo a sua frente, a uma distância apropriada para qualquer comprimento focal que você vá utilizar. Pense em vocês dois como sendo um relógio: você está na posição central enquanto seu assunto está às 12 horas, com o sol atrás. Também nesta configuração, no horário que o Sol se põe – a chamada Golden Hour -, você pode aproveitar esta “luz de cabelo”.
2. Movimentação
Neste segundo passo, você continua no centro e move seu modelo para as 3 horas do relógio. Aqui vocês continuam um em frente ao outro, mas a luz iluminará apenas uma parte do sujeito.
3. Iluminação intensa
Nesse passo, o sujeito ficará às 6 horas. Como o modelo estará frente a frente com o Sol, se você achar esta iluminação interessante para a foto, é importante pedir que o modelo abra os olhos apenas na hora do clique. Isso colabora com a expressão do modelo, que não ficara franzindo o rosto como na foto acima.
4. Luz contrária
Agora com o modelo às 9 horas, a iluminação fica do lado contrário ao item 2, porém semelhante ao gerar sombras no rosto do assunto.
5. Revisão das imagens
Reveja as quatro fotos que você acabou de tirar e decida qual deles oferece a iluminação mais adequada para o olhar que você está tentando alcançar. A menos que você está fotografanto ao meio-dia com o sol diretamente acima de você, você provavelmente vai notar que a iluminação irá variar drasticamente entre cada uma das quatro fotos, com algumas sendo muito mais visualmente atraentes do que outras. Isto lhe dá um excelente ponto de partida para ser capaz de “ver” a luz e determinar rapidamente em qual direção você gostaria que o seu modelo esteja para criar ótimos retratos.
Dica Bônus
Como podemos observar, a luz na posição 12 horas é muito forte. Se a luz não está colaborando com a imagem que você quer conseguir: mexa-se! Pense que o truque do relógio pode funcionar ao contrário, com o assunto ficando parado ao centro e você se mexendo ao redor, tentando encontrar o melhor ângulo.
É importante praticar, e praticar muito. Quando mais você exercitar seu cliques, mais rápido você conseguirá ver a luz de forma intuitiva. Assim você treina seu olho a ver a luz de forma cada vez mais rápida.
FONTE: DIGITAL PHOTOGRAPHY SCHOOL