Como usar o flash de preenchimento na fotografia
Aprender a utilizar o flash na fotografia requer muito estudo, prático e teórico. Por isso algumas dicas são sempre bem vindas. O flash pode ser utilizado em diversas técnicas fotográficas, uma delas é o preenchimento, que faz com que as sombras se tornem menos profundas.
Isso acontece porque a luz que o flash irá disparar tem como função preencher as sombras de maneira parcial ou total. Uma situação clássica é quando estamos fotografando ao ar livre em um dia ensolarado ou sem nuvens, quando a luz do sol está iluminando parcialmente o rosto do modelo, porque uma câmera fotográfica não consegue medir a área de sombras sem superexpor a zona de luzes, sempre há contraste na cena. Vamos as dicas.
Nesta primeira imagem o rosto do modelo está bem iluminado pelo sol de um lado, e o outro com muita sombra. Isso porque o sol faz com que a diferença entre luz e sombra seja grande, é o que falamos do contraste. A primeira regra importante para resolvermos esse problema é: medir a luz da imagem, que vai servir como referência na hora de adicionar o flash.
Utilizando o fotômetro da câmera meça pontualmente uma área da imagem iluminada pelo sol, no caso a camiseta do modelo, que é um cinza abaixo do cinza médio na escala, assim a leitura do fotômetro irá mudar, ficando superexposta, mas o nosso objetivo é clarear a sombra com o flash. Se deixarmos o flash trabalhar livremente agora, ocorrerá alguns erros, tanto em manual quanto em TTL, a foto ficará superexposta (conforme ajustamos) e elimina totalmente as sombras, isso acontece porque o modelo já tem luz no rosto, que somada a luz do flash se somam.
A dica de ouro do livro Sem medo do Flash é a subexposição do flash, que irá ajudar na integração do preenchimento, preservando aquelas sombras que fazem a diferença na fotografia. Você deve sempre se perguntar: qual a profundidade da sombra que você quer na imagem? E então ajustar conforme sua vontade, se quiser sombras mais escuras, subexponha o flash; se quiser menos detalhes, subexponha menos, ou não.
Método de trabalho:
- Meça a luz ambiente concentrando-se na área com luz. Selecione alguns parâmetros para uma boa exposição dessa área.
- Faça uma foto com o flash desligado, para analisar e comparar depois.
- Selecione o flash no modo como preferir utilizar: TTL ou Manual. No caso do TTL olhe a escala de distância para trabalhar na amplitude indicada, no Manual, calcule a potência do flash com a escala de distância.
- Realize a foto e compare com a anterior. Você gostou? Algo precisa mudar? Como está a profundidade das sombras?
- Se precisar faça uma nova tentativa, analisando os dados que estão sendo utilizados no flash e na câmera.
Para conferir mais dicas para desmistificar o uso do flash na fotografia conheça o livro Sem medo do Flash, de José Antonio Fernández. Você pode adquiri-lo na loja da iPhoto Store.
Interessante. A Diane Arbus usava bastante essa técnica nos seus retratos de dia. E olha que ela usava uma Rolleiflex.