Uma grande gota d’água caiu do teto sobre o rosto do homem que dormia no chão, envolto em peles de animais. Acordou assustado, podia ouvir as batidas do seu coração, abafando o ruído dos demais pingos d’água se espatifando no chão. O dia anterior tinha sido extenuante e triste. O grupo tinha caminhado o dia inteiro em busca de comida, mas não conseguiu nenhuma caça. Além disso, um membro da comunidade morreu envenenado pela picada de uma serpente. Um suave raio de luz, repentina- mente, adentrou a caverna, iluminando alguns apetrechos de caça que estavam junto da parede, fazendo com que o homem tomasse uma decisão. Silenciosamente, ele se levantou e foi despertar os demais companheiros. Após alguns minutos, eles todos caminharam em direção à entrada da caverna. Nesse instante, puderam observar, através da moldura que a entrada proporcionava, a paisagem da savana com cor amarelada, assim tingida pelos primeiros raios solares.
Em fila indiana, desceram a encosta na direção do riacho próximo. A espera por uma eventual presa poderia ser longa. Volta e meia eles afastavam os arbustos, formando uma pequena janela, permitindo, dessa forma, espreitar algum possível animal. Instintivamente, esses homens primitivos utilizaram as primeiras molduras composicionais…
Ou seja, definiremos como moldura todos os recursos usados para direcionar o olhar… Vale a pena lembrar que, ao olharmos o mundo através da máquina fotográfica, estaremos utilizando para isso o visor, que em última instância é uma moldura… O nosso cotidiano foi invadido por dezenas de objetos que, de tão corriqueiros, passam despercebidos como molduras. Podemos citar os espelhos retrovisores dos automóveis ou até mesmo o nosso velho espelho, no qual nos olhamos todas as manhãs. Se essas molduras são tão importantes na nossa sociedade, como aplicar esse conceito na fotografia? Essas molduras têm o formato de letras do alfabeto. As mais usuais são “L”, “U”, “O” e “V”. Sua finalidade é conduzir o olhar do espectador para o ponto de interesse da foto. Conclusão: as molduras composicionais conduzem o olhar do espectador para o centro de interesse da foto, eliminando distrações e gerando mais impacto. Vamos aos exemplos e analisar a composição com molduras.
Este texto faz parte do livro “A arte da composição, volume 2”, do fotógrafo Ernesto Tarnoczy Junior que está disponível na loja online da iPhoto Editora: www.iphotoeditora.com.br.
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