Em algum momento ou outro, a maioria das pessoas que fotografam retratos coloca na cabeça a ideia de que seria muito bom poder fotografá-los em casa. Mas como? Bem, se você tem uma garagem, é relativamente simples, como o fotógrafo de retratos Pye Jirsa do SLR Lounge ilustra neste vídeo, onde ele faz exatamente isso transformando sua garagem em um estúdio fotográfico doméstico que oferece resultados profissionais.
A boa notícia é que você pode fazer isso de forma bastante barata e não é uma mudança permanente e irreversível. Se você precisar usar sua garagem como uma garagem real para seu veículo, ainda poderá fazer isso. Mas quando você deseja fotografar retratos, você pode esvaziá-lo e configurá-lo facilmente como um espaço de estúdio para fotografar retratos usando apenas a luz natural do dia.
A facilidade de criação dessa configuração específica depende do tamanho da sua garagem. Obviamente, alguns são muito maiores ou menores do que outros, mas os princípios que Pye explica podem ser facilmente adaptados para caber na maioria dos tamanhos. Mesmo que sua garagem específica o limite a tiros de cabeça e ombros em vez de comprimento total, você ainda poderá aproveitar algumas dessas dicas para ajudá-lo a obter resultados decentes.
A primeira coisa que você precisa pensar ao usar a luz natural dessa maneira é a hora do dia. Você não quer filmar em seu estúdio quando o sol está explodindo pela grande porta aberta, então, dependendo da direção da porta da garagem aberta, é mais do que provável que haja certas horas do dia em que a luz será bonita horrível e seu assunto será vesgo. Portanto, escolher a hora certa do dia é fundamental.
Mas no que diz respeito ao cenário, é bastante simples. Comece com o pano de fundo. Pye usa um pano de fundo pintado à mão aqui, mas você pode usar o que tiver disponível. E se você não tiver nada disponível, novamente, você pode usar lençóis baratos. Apenas certifique-se de remover todas as rugas primeiro. Você vai querer um suporte de fundo de algum tipo e há muitas opções disponíveis comercialmente por aí.
A colocação do pano de fundo e a distância do assunto em relação à porta da garagem aberta lhe dará muito controle sobre os níveis de luz que caem em cada um. Afinal, se a principal fonte de luz para a sua foto é aquela luz suave que entra pela grande porta da garagem aberta, é como ter uma grande softbox gigante e queda de luz parecida com a lei do quadrado inverso ainda se aplica. Quanto mais próximo algo estiver dessa porta aberta, mais brilhante será. Quanto mais longe estiver do aberto, mais escuro será. Portanto, se houver uma grande diferença de exposição e contraste entre o assunto e o plano de fundo, você pode afastá-lo um pouco da entrada ou aproximar o plano de fundo para uniformizar as coisas e obter um bom equilíbrio entre os dois.
Se você quiser um pouco mais de controle sobre a luz e poder adicionar um pouco mais de drama, você pode adicionar v-flats à configuração para ajudar a eliminar um pouco da luz refletida dentro da garagem e adicionar um pouco mais de sombra a partes da seu assunto. Não é a única maneira de fotografar retratos na garagem de sua casa, mas é uma configuração simples que requer muito pouco esforço para configurar, não requer uma tonelada de equipamentos ou modificações permanentes em sua garagem e pode produzir excelentes resultados.
Via: DiyPhotography