Hoje em dia, com a evolução tenológica de impressão, parece não existir limite para os suportes onde a fotografia pode ser impressa, saindo to papel tradicional para o tecido e objetos diversos. Embora possam parecer complexas, algumas dessas técnicas não são novas e algumas são simples o bastante para serem feitas em casa. É o caso da transferência de fotografia para madeira, que pode ser uma ótima opção para a criação de uma memorabília ou até mesmo para produtos comerciais.
O fotógrafo James Brandon publicou no site Digital Photography School um tutorial que mostra de forma prática como transferir uma fotografia para madeira:
1. Materiais necessários
- Foto impressa a laser em papel comum
- Madeira cortada no mesmo tamanho da foto
- Gel medium acrílico
- Pincel para aplicar o gel na madeira
- Faca de manteiga (de plástico) ou instrumento liso
- Stain para madeira e estopa (opcional)
- Pigment0 (opcional)
- Lixadeira ou lixa d’água
- Cera para suavizar e selar a impressão
- Pincel (ou flanela) para aplicar a cera
- Suportes de fixação (se forem usadas mais de uma peça de madeira)
- Suportes de suspensão para colocar na parede
2. Escolhendo uma foto
O primeiro passo é encontrar a imagem certa que você deseja transferir para a madeira. Como a família de James tem uma ligação intima com aviação, ele decidiu utilizar uma foto de um avião para decorar o quarto do seu primeiro filho que está por vir. Para dar uma aparência vintage à foto, ele usou o Lightroom para convertê-la em preto-e-branco, aumentar o contraste e adicionar um pouco de grão.
3. Imprimido a foto e conseguindo a madeira
Muito importante: a imagem deve ser impressa a laser. Jato de tinta não funciona com esse processo.
James decidiu fazer uma impressão de 20×30, então levou o arquivo em um pendrive até uma loja Staples (rede de lojas para escritórios). Em seguida, ele foi até uma loja que vende produtos para o lar e construção civil, onde comprou dois pedaços de madeira que juntos medem 20×30” (50x76cm).
4. Aplicando o gel medium na madeira
Aplique uma camada única do gel medium em toda a superfície da madeira. Cuidado com a quantidade. Se a camada ficar muito espessa, será difícil sair do papel quando terminar. Muito fina e o papel não fica preso em certos pontos e a impressão pode não ser transferida.
Depois que o meio de gel é aplicado, é hora de colocar a face impressa na madeira. Esse é um processo delicado e sem dúvidas haverá bolhas de ar na impressão. Faça o seu melhor para suavizar e eliminar o maior número possível delas. Use uma faca de manteiga (de plástico) ou qualquer outra ferramenta de plástico como uma régua. Deixe descansar durante a noite.
5. Removendo o papel da madeira para revelar a impressão
Molhe o papel com água e use os dedos para esfregar. O papel começará a esfarelar, revelando a impressão sobre a madeira. Algumas partes sairão mais facilmente do que outras, portanto, saiba que seus dedos e mãos podem ficar um pouco cansados no final. Todo este processo pode ter que ser repetido várias vezes e provavelmente levará cerca de 10 a 20 minutos.
6. Finalizando a impressão
A esposa de James, Kristin, queria que a impressão parecesse antiga e vintage, então eles aplicaram uma única camada de stain a toda a superfície. É importante ter cuidado com o stain, pois quanto mais tempo deixar na madeira, mais escuro será o efeito das manchas.
Em seguida, eles lixaram as bordas para remover o excesso de gel e desgastar a madeira. Em seguida, usaram um produto chamado Pigment para desgastar as bordas da impressão (quase como uma vinheta com textura). É muito mais escuro que o stain, então use com moderação.
Finalmente, eles adicionaram uma camada de uma cera em pasta para selar a impressão e torná-la agradável e suave. Use um pincel ou flanela para aplicar uma camada fina à impressão. Deixe secar e depois passe um pano.
7. Pendurando a impressão
Como James usou dois pedaços de madeira, precisava de alguns suportes para garantir que as madeiras ficassem unidas. Você pode achá-los em qualquer loja de material de construção. James usou quatro em diferentes ângulos e em seguida parafusou alguns suportes de montagem para pendurar na parede.
Importante: certifique-se de que os parafusos que você usar para montar os suportes na parte de trás não sejam mais longos do que a espessura da madeira.