Como tirar fotos melhores? Use a regra dos dois minutos
Muitas vezes vemos cenas interessantes e quando as fotografamos não possuem o mesmo impacto. Geralmente, acabamos desistindo de fotografar essa cena e buscamos outro lugar. Porém, o fotógrafo Michael Sladek escreveu um excelente texto mostrando como podemos usar a regra dos dois minutos para criar fotos mais interessantes. “Clique. Pressione o botão de reprodução. Olhe a foto. Mehhhh. Todos nós já passamos por isso – a foto na parte de trás de nossa câmera não corresponde à visão ou intenção que tínhamos quando clicamos no botão do obturador. Para me ajudar nessas situações, sigo a regra dos dois minutos para criar fotos mais interessantes”, disse Michael sobre um método que ele criou para tirar fotos melhores.
Mas primeiro, o que são fotos interessantes?
“Fotos interessantes” é uma estrutura que uso para avaliar e criticar minhas fotos que gira em torno do objetivo de criar fotos que prendam a atenção por serem únicas, raras ou diferentes. Os blocos de construção de fotos interessantes são assunto, luz, composição e processamento. Cada um desses blocos de construção pode ser avaliado individual e coletivamente para avaliar o nível de exclusividade, raridade ou diferença na foto geral. É comum que um elemento carregue o peso do interesse na foto, como em um pôr do sol incrível onde a luz faz todo o trabalho de criar interesse e quase qualquer composição ou assunto parecerá interessante nessa luz.
Minha reação usual por não gostar da foto na parte de trás da câmera foi passar para uma foto diferente. Aprendi com a experiência que geralmente é um erro. Eis o porquê: quando dedicamos um tempo para criar uma foto, geralmente é porque algo chamou nossa atenção. Notamos, consciente ou inconscientemente, algo interessante. O desafio agora é criar uma foto que reflita aquele interesse que originalmente chamou nossa atenção.
Em vez de ficar sobrecarregado com opções de como criar potencialmente uma foto interessante, me dou dois minutos para ver o que posso descobrir com minha câmera e esta cena. Trabalhar em incrementos de dois minutos é tempo suficiente para explorar possibilidades e parece um fácil investimento de tempo que não é opressor. Se você estiver com outras pessoas, também é muito mais fácil pedir mais dois minutos do que meia hora. Só não diga a eles que você pode estar pedindo mais dois minutos dez vezes.
Aqui está a lista de verificação mental que analiso ao usar a regra de dois minutos:
Material Técnico para tirar fotos melhores
- A foto está nítida e em foco?
- Que parte da foto que desejo estar em foco?
- A exposição está onde eu quero? Em caso de dúvida, deixe um pouco mais claro, um pouco mais escuro e “perfeito”
Material de Composição
- Há algum elemento de distração no quadro? Em caso afirmativo, eles podem ser movidos fisicamente? Mais rápido para remover no processamento?
- O assunto está onde eu quero no quadro? Diferentes opções de enquadramento? Vertical? Horizontal?
- Posso criar uma perspectiva mais interessante sobre o assunto? Mais perto? Ainda mais longe? Acima? Abaixo de? Luz atrás? Onde mais eu poderia mover a câmera e meus pés?
- Verificação de profundidade de campo: desejo e posso obter desfoque de fundo? Mude a abertura para mudar o foco da foto.
- Aparência do movimento: Posso usar o movimento do assunto ou da câmera para contar uma história mais interessante. Ajuste a velocidade do obturador conforme necessário para obter a aparência de movimento desejada.
- Uma distância focal diferente (mais larga ou mais telefoto) ajudaria a criar interesse?
Processando Coisas
- Criei uma exposição que está dentro da faixa de correção no software?
- Posso cortar distrações / elementos indesejados sem comprometer a composição?
- As distrações são removíveis no software? Recompor para ocultar / evitar?
Opções Criativas para tirar fotos melhores
- O HDR poderia ajudar técnica ou esteticamente?
- Exposição múltipla?
- Tripé para longa exposição e possível desfoque de movimento?
Percorrer essa lista de verificação mental (sinta-se à vontade para imprimir uma e adicionar seus próprios itens!) É fácil com um pouco de prática. Quando todas as perguntas forem respondidas e as opções tiverem sido experimentadas – e o cronômetro de dois minutos concluído – é hora de olhar as imagens que foram criadas. Eu sugiro fazer uma verificação de nitidez ampliando para 100% para verificar o foco na tela da câmera antes de passar para uma nova composição. Lembre-se de que podemos consertar e ajustar a cor e a exposição, mas não podemos consertar a nitidez com software. Ainda…
O que acontece quando os dois minutos acabam e você ainda não criou a imagem que deseja? Acho que existem três opções básicas. Primeiro, tente mais dois minutos. Na sequência de imagens abaixo, criei 73 fotos em 17 minutos, conforme analisei minha lista de verificação de dois minutos várias vezes.
Em segundo lugar, perceba que esta foto pode não estar acontecendo agora. Talvez você precise de uma luz mais interessante, ou uma lente diferente, ou algo mais está faltando agora e uma visita de retorno pode ser necessária para criar a foto que você imagina. E terceiro, às vezes uma cena é interessante de se olhar, mas pode não criar uma foto interessante na conversão do mundo real para o mundo bidimensional da fotografia. Se for o caso, aproveite o (s) momento (s) e o que foi aprendido sobre o processo fotográfico criativo.
Na próxima vez que você olhar a parte de trás da câmera para revisar uma foto e pensar: “Meee,” lembre-se de que algo o atraiu para a cena em primeiro lugar, e você pode precisar de apenas dois minutos para descobri-lo”.
Agora veja abaixo o vídeo mostrando um pouco mais sobre a regra dos dois minutos e como Michael foi explorando essa cena no jardim até conseguir fazer fotos mais interessantes.