Como seriam as fotos de paisagem se a Terra tivesse um anel como Saturno?
A imaginação nos leva longe. E em matéria de Sistema Solar, é verdade que Saturno é um dos planetas mais belos e intrigantes. Com seu imenso anel, feito de pedras de gelo, poeira e material rochoso, já foi tema de muitos poemas e músicas. Agora o artista de ciências Ron Miller imaginou, e colocou em fotografias, como seriam se aqui na Terra tivéssemos um anel desse mesmo tipo.
A Lua teria que dividir o espaço na adoração humana com os anéis, que em cada lugar pareceriam diferentes. “Na verdade, a terra fez uma vez ter um anel como parte da formação de nossa Lua”, explica Miller em seu blog. Nas ilustrações de Ron Miller, o imaginário anel da Terra aparece em cada local do globo proporcionalmente ao que pareceria na realidade, sendo apenas um fio brilhante cortando o céu se visto da linha do equador:
“Se viajarmos um pouco mais ao norte, para a Guatemala, os anéis começam a se espalhar pelo céu. A luz da Terra iluminando o lado escuro da Lua seria muitas vezes mais brilhante do que estamos acostumados devido ao aumento da luz solar sendo refletida dos anéis”, explica Miller sobre a imagem abaixo:
Já na Polinésia , situada no Trópico de Capricórnio, teríamos um panorama de 180° do anel. E a Terra faria sombra no anel, de uma forma oval. “Aqui é meia-noite, com a sombra em toda sua extensão. A borda da sombra é tingida por um rosa-alaranjado como a luz solar que passa através da atmosfera da Terra”, diz Miller. Veja:
Em Washington, nos EUA, os anéis começariam a descer no horizonte:
Do Círculo Polar Ártico, situado no Polo Norte, os anéis ficariam quase impossíveis de ver, aparecendo apenas as bordas:
Fonte: iO9