Como negociar o preço quando seu cliente acha seu trabalho muito caro?

Qualquer um que trabalha na área criativa, em algum momento já passou (ou vai passar) por uma situação em que o cliente considera o trabalho muito caro e quer pechinchar de alguma forma. Isso passou a ser particularmente comum no ramo da fotografia, principalmente pela facilidade ao acesso a equipamentos de captura de imagem dos mais variados tipos.

Em um vídeo para o canal The Futur, o estrategista de marca Chris Do simula uma situação de um cliente tentando negociar o preço do serviço. Para cada declaração e argumento que o cliente faz, Chris tem uma réplica. Durante o vídeo aparece uma série de notas para explicar as estratégias que ele e o cliente estão usando durante a conversa. Assista abaixo:

Há muitas frases familiares abordadas no vídeo. A promessa de “mais trabalho no futuro” e o tão comum “não temos orçamento suficiente”. Chris se posiciona de forma bastante eficiente, embora se pareça um pouco com um “vendedor liso” às vezes. E isso também foi observado em alguns comentários no YouTube. Temos que lembrar que esse foi apenas um exercício, mas o que dizemos é tão importante quanto a forma como dizemos. Veja abaixo uma descrição das estratégias e raciocínios de discussão usados ​​na conversa:

Uma abordagem mais dura

O fotógrafo John

“Pessoalmente, não tenho paciência para regatear com pessoas que realmente não valorizam o que fazemos. Nem tempo para educar aqueles que não entendem o valor do que fazemos. Estive ouvindo isso há anos (e não apenas na indústria da fotografia). 99% das vezes, os potenciais clientes que querem rebaixar o preço se tornam uma grande (e constante) dor de cabeça. Agora, eu prefiro não pegar o serviço do que arriscar a dor de cabeça.”

Veja algumas respostas que John usa para situações comuns como as apresentadas no vídeo:

“Ok, eu só usei essa última resposta uma vez. E eles realmente mereceram isso. ‘O cliente está sempre certo’ é um mito, e se eles não gastaram dinheiro comigo, então eles ainda não são um cliente. Eu realmente não me importo em perder o trabalho.”

“Talvez essa não seja a resposta certa, mas, como eu disse, simplesmente não tenho paciência para isso. Meus preços são meus preços por um motivo. A maioria dos meus clientes não tem problemas para entender o motivo sem que ele precise ser explicado.”

A maneira como lidar com os clientes pode variar muito, porém, é importante em todos os casos ser assertivo, confiante no próprio trabalho e mostrar que não está nesse ramo por acaso.

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