Este é um detalhe que, se mal feito, pode estragar completamente a foto. Tratando-se de casamento, um clique que poderia demonstrar literalmente a união dos noivos pode ser arruinado. Segundo Roberto Valenzuela, fotógrafo e autor do livro best-seller Poses Perfeitas, um dos pontos mais importantes para posar mãos é o relaxamento.
Sobre a foto acima, ele explica: “A mão da mulher está alongada e há uma distância sutil entre cada dedo. Os polegares estão próximos dos indicadores e os dedos do casal estão todos apontados na mesma direção. Mais importante: não há qualquer tensão presente em ambas as mãos”.
Os dedos entrelaçados são sinônimo de ligação entre duas pessoas. Porém, na fotografia, não é muito recomendada a utilização desde tipo de pose. Veja a foto acima. Neste clique, que Valenzuela indica como o “pior cenário”, há um amontoado de dedos e perdemos a noção e distinção de cada pessoa. “Agarrar a mão é outro problema comum quando um casal dá as mãos”, explica o autor. A segunda foto, abaixo, repete o mesmo erro, mas com as mãos fechadas e tensionadas. Neste caso, pedir que o casal se afaste um pouco um do outro fará com que as mãos se afastem naturalmente.
E como seria a melhor forma de posar mãos unidas? O segredo é que sejam dadas sem que se entrelace os dedos. Como na foto abaixo, onde Valenzuela escreve: “Perceba a delicadeza e suavidade com que o casal está dando as mãos. Não existe qualquer traço de tensão nos dedos. As mãos não estão agarradas, pois os dedos não estão envolvendo a mão da outra pessoa”.
Quer saber como posar pessoas comuns? Confira o livro Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela. Para adquirir o livro, acesse a loja online da iPhoto Editora.