Como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?

Como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?
Foto: Pexels

Todos nós começamos no mesmo lugar: um vídeo do YouTube mostrando algumas configurações incríveis com apenas 1 luz. Quando assistimos a um vídeo mostrando uma configuração de 4 luzes, já nos sentimos fotógrafos profissionais. E sim, para alguns fotógrafos ser capaz de fazer uma configuração de quatro luzes – um bom aro, preenchimento, cabelo e luz principal – é o suficiente. Essas configurações fornecem uma fórmula simples para usar ao iluminar uma cena.

Muitos fotógrafos podem criar essas configurações de luz, mas poucos são fotógrafos profissionais. Então, como os profissionais iluminam suas fotos? Quais configurações eles usam? Como eles decidem?

Como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?
Foto: Pexels

As configurações são um mito

A primeira coisa que quero enfatizar é que as configurações não existem em um set profissional. Nunca ninguém me pediu para fazer uma configuração de três luzes, nem me pediu para criar grandes resultados com apenas uma luz.

Ser capaz de fazer uma configuração de retrato clássico e ter os melhores clientes é coisa do passado. Nos anos 80, você poderia impressionar alguém com um fundo branco limpo, mas agora não se trata mais disso.

Como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?

A competição é acirrada e muitos fotógrafos acabam aprendendo o máximo de configurações possíveis para que tenham uma vasta caixa de ferramentas mentais. Isso resulta em empresas que vendem kits para “luz de retrato perfeita” “luz de beleza perfeita” “luz de moda perfeita”. O que isso cria é uma mentalidade definida de que existe uma maneira certa de iluminar a moda, outra diferente para a beleza e a terceira para retratos.

A melhor analogia que posso dar é se lhe dissessem que só existe uma maneira de comer pão: simples com manteiga. Você não pode fazer torradas, adicionar geléia ou mesmo fazer um sanduíche.

Acho que está bem claro que pensar em termos de configurações é limitante. Não é errado, mas coloca um rótulo em algo indefinível: luz perfeita.

Então, como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?

Antes de entrar em como aprender a arte da iluminação, deixe-me guiá-lo por uma espécie de processo passo a passo que apliquei à luz até agora.

1. Moldura preta

Tudo começa com um único quadro. Se estou no estúdio, tiro uma moldura preta para garantir que não haja luz ambiente. No local, tiro uma moldura perfeitamente exposta. Embora agora eu tenha uma intuição sobre a exposição, ainda faço isso como um bom hábito. Se houver alguma coisa, ele me informa que conectei corretamente e que tudo está funcionando.

2. Controle de ambiente

Com o quadro de teste completo, introduzo a luz. Se a luz ambiente do estúdio for desejável, posso aumentar o ISO ou talvez diminuir a velocidade do obturador. Geralmente, eu não toco muito a abertura porque gosto de ter um plano amplo de foco em torno de f / 11. No local, vou brincar com as configurações para obter uma boa quantidade de luz ambiente.

3. Apresentando a luz artificial

Novamente, tudo isso começa com uma única luz. Se você quer ser um purista, pode começar com uma luz diretamente na frente do objeto. Definir a energia e, em seguida, ver o que essa luz faz é o próximo passo. Algumas perguntas a se fazer neste momento são:

  1. A luz está muito forte?
  2. A queda é muito dramática?
  3. A luz está vindo da direção certa?
  4. O que eu quero mostrar / dizer com esta foto?
  5. Que estética eu quero?
  6. Algo mais?

As respostas a essas perguntas formarão uma base para o que você deseja fazer a seguir. Isso pode incluir adicionar um modificador, mover a luz ainda mais ou talvez até adicionar luzes adicionais.

Uma boa maneira de pensar sobre essa etapa é assumir a mentalidade de um pintor. Cada luz é um pincel que adiciona dimensão à imagem. Você deve ter cuidado com o que você adiciona e não adiciona a cada imagem.

Lembre-se de que com cada luz vem uma grande responsabilidade para controlá-la – não se esqueça de coisas como bandeiras, telas ou borboletas. Eles irão ajudá-lo a esculpir o resultado final e chegar a uma imagem única que é sua. Verdadeiramente seu.

Foto: Pexels

O final desse processo deve render uma luz que parece boa para você. Determinar o que parece bom e o que não vem de ser profundamente carinhoso e apaixonado pelo assunto. Embora eu não queira parecer um tipo artístico desajeitado, uma boa luz simplesmente incide sobre o assunto como um quebra-cabeça que se encaixa perfeitamente.

O cuidado profundo com o assunto permite que você entenda qual luz se encaixa corretamente. Se você fotografa carros dos anos 1950, pode mostrar o cromado na carroceria. Se fotografar picolés irrita seu apito, você inevitavelmente encontrará uma maneira de mostrá-los sob uma luz certa.

O que separa o ótimo do bom é essa obsessão com o assunto na frente da lente, seja ele qual for.

Como aprender luz?

O conhecimento da luz vem de experimentar e apreciar o que cada superfície faz com a luz, como ela reflete ou salta, se difunde ou viaja diretamente, etc. Essa compreensão então permite que você aprecie cada modificador.

Por exemplo, uma octabox de 5 pés terá a mesma propagação de luz que uma octabox de 2 pés, mas a suavidade será diferente. Uma softbox 1 × 6 virada de lado produzirá uma sombra vertical sólida, mas horizontal suave. O papel de difusão em uma fonte pequena não tornará a luz suave.

Existem virtualmente milhares de exemplos como esses que vêm da compreensão do que cada pequena ferramenta faz à luz.

Como os fotógrafos profissionais iluminam suas fotos?
Foto: Pexels

Reflexões finais

Os fotógrafos profissionais iluminam suas imagens para atingir uma estética vez de executar uma configuração padrão, exatamente como os pintores pintam para transmitir um estado de espírito, em vez de fazer um exercício técnico. Claro, uma boa técnica é importante e útil, mas saber quatro configurações de uma única luz não é uma boa técnica – fazer suas próprias configurações de luz com 1, 2, 4, 10 e mais luzes para se adequar à estética é uma boa técnica.

Eu prometo a você, saber como iluminar não só trará progresso para a sua fotografia, mas também permitirá que você resolva alguns dos problemas mais complexos que surgem no set.

Sobre o autor : Illya Ovchar é um fotógrafo comercial e editorial de moda baseado em Budapeste. Você pode encontrar mais trabalhos de Ovchar em seu site e no Instagram. Este artigo foi publicado originalmente no site PetaPixel.

Sair da versão mobile