A fotografia Boudoir tem como característica realizar ensaios em estúdios próprios ou alugados, na casa da cliente ou em hotéis. Fotografar em diferentes locações não só oferece variedade, mas também permite oferecer diferentes estilos e temas.
Em muitos casos, é necessário ser sensível e discreto, pois sempre quando ouvem “sessão fotográfica”, muitos locais temem que você vai chegar com uma comitiva e caminhões de equipamentos, o que é típico para uma sessão comercial. Neste tipo de fotografia, você transporta de duas a quatro malas no máximo, mas existem hotéis que nem ligam para o que você está transportando, desde que esteja somente no seu quarto sem incomodar as pessoas ali hospedadas.
Quando se trabalha fora do nosso estúdio, é fundamental desenvolver uma variedade de locais que possa usar, por isso fazer uma lista e entrar em contato com donos ou gerencia desses locais pode já te adiantar um bom lado e também já criar uma aproximação com as pessoas responsáveis pelo local.
Além do óbvio que são hotéis (motéis eu não uso em hipótese alguma), sempre tem pousadas, apartamentos e chalés de alguém que você conheça que possa alugar ou fazer um acordo tipo: “um amigo me emprestou seu apartamento por algumas horas e como permuta, fiz algumas fotos da sua filha”.
Sempre busco lugares exóticos e que não terei problemas em fotografar nesse lugar, por pensar assim, busco locações como restaurantes, bares ou jardins de alguma casa que achei bonito e pergunto para o proprietário se poderia fazer algumas fotos ali. A maioria das vezes eles deixam a princípio, mas quando você fala que é fotografia sensual, muitos torcem o bico, mas no final eles deixam.
Quando se trata de lugares na qual existem”protagonistas” de fundo, a coisa pode ficar mais séria, tanto para a cliente como para todos que passarem ali. Podem chamar a polícia por acharem aquilo obsceno ou começar aglomerar pessoas no local para assistir o ensaio e a modelo ficar totalmente acanhada e acabar o ensaio ali mesmo.
Sempre quando quero fazer uma foto dentro desse quesito, espero a hora certa e o momento certo para fazer a foto. Deixo a modelo de roupão e as luzes que quero ligadas, quando vejo que está em um momento perfeito, ela tira o roupão, clico rapidamente de 6 a 10 fotos, ela coloca o roupão novamente e esperamos mais alguns minutos para o local ficar apropriado e clicamos novamente.
Façam Boudoir em externa com muito cuidado pois pode acarretar problemas dependendo de onde você quer fazer essas fotos, o exemplo que dei foi no jardim da casa de alguém ou algo similar, não vai querer fazer isso em um parque público que você será expulso junto com sua cliente. Mas não se surpreendam, pois uma cliente minha me pediu esse feito uma vez. Às vezes a modelo pode sugerir um lugar onde você nunca esteve. Nesses casos eu sempre peço uma foto referência para que eu possa entender o que ela deseja e logo afirmar se é possível ou não.
No caso de hotéis, entro no site do hotel (caso tenha) e pesquiso seus quartos e lugares apropriados na qual eu possa fotografá-la. Cuidado com isso pois muitas fotos de quartos de hotéis são tirados com uma lente grande angular e dá a impressão de ser um quarto amplo e espaçoso, mas quando você chega para realizar o ensaio, vem a decepção.
Outro cuidado a se tomar também é ver o que tem do lado de fora da janela ou porta balcão, pois como característica da fotografia Boudoir, muitos fotógrafos gostam de luz ambiente que entra pela janela e às vezes deixamos ela aberta, mas cuidado! Caso tenha prédios ou casas na mesma altura, é bom deixa-las com uma cortina branca para não se deparar com pessoas curiosas assistindo seu ensaio.
DICAS
- Se você optar em estar sempre fazendo sessões fotográficas fora de seu estúdio ou casa, certifique se de estar com uma declaração dizendo que o responsável do local autoriza fotografar naquele espaço.
- Dependendo da locação que sua cliente queira, você pode incorporar esse valor no orçamento final. Caso a locação que ela queira seja em lugar muito caro, peça a sua cliente que você irá cobrar pelos seus serviços e o pagamento da locação fica por conta dela.
- Fique atento com a iluminação das locações, pois quanto mais fontes de luz, mais fácil trabalhar. Muito melhor cobrir algumas luzes do que não ter nenhuma.
- Sempre carregue consigo fontes de luz, flash, luminárias e lanternas para criar luzes fantásticas. É só uar a criatividade.
Espero que tenham curtido essa matéria e que ela possa ter ajudado.
Forte Abraço e bons cliques!