Dicas de Fotografia

Como o sol pode derreter sua câmera ao fotografar o eclipse solar

Pensando no eclipse solar que acontece nesta segunda feira, a equipe da Every Photo Store decidiu fazer um teste para mostrar a importância de utilizar o filtro solar certo para proteger sua câmera. Eles gravaram um vídeo de 2 minutos que mostra como fotografar o sol sem proteção pode derreter o interior da câmera.

Eles montaram uma câmera Canon Rebel XT em uma lente Canon 400mm f/2.8 IS II apontada para o sol e observaram para ver o que aconteceria. Com o espelho para baixo (e sem mesmo disparar uma única foto), começou a sair fumaça de dentro da câmera e o mecanismo do espelho rapidamente teve problemas em voltar para cima depois de alguns momentos.

Em seguida, o espelho foi bloqueado usando um clipe de papel para mostrar o que acontece quando o obturador e o sensor estão expostos ao sol do meio-dia. Em apenas alguns segundos, uma boa quantidade de fumaça começou a sair de dentro da caixa do espelho. Olhando para o interior da câmera, eles descobriram que a luz solar focada tinha derretido o obturador e o sensor:

“Nós fizemos esse video para conscientizar as pessoas sobre os danos que podem causar à câmera, apontando para o sol sem filtro solar”.

Fica aqui esse aviso importante para quem quer fotografar o eclipse. Se a luz do sol pode fazer isso com uma câmera, imagine o que pode acontecer com seus olhos.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário