Como o Instagram mudou a fotografia de rua?

Amado por uns, odiado por outros. Porém é quase indissociável o fato de que o Instagram mudou o modo de se perceber a fotografia. O site American Photo divulgou recentemente artigo de Jordan G. Teicher sobre a relação entre o Instagram e a fotografia de rua. Como diz no subtítulo “A tradição fotográfica centenária está sob ameaça, mas também nunca foi tão vibrante”. Publicamos ele na integra para você. O texto é grande, mas vale a pena pelas informações valiosas que ele contém.

Vivian Maier.
Vivian Maier.

“Imagine um fotógrafo de rua e pode-se mais facilmente evocar a imagem de alguém como Vivian Maier, uma figura solitária observando as ruas sem companhia, mantendo seu trabalho oculto. Mas os fotógrafos de rua de hoje quebraram esses clichês graças, em grande parte, ao Instagram, um meio que, em cinco anos desde o seu lançamento, mudou não apenas como esses criadores de imagens fotografam e se relacionam com seus pares, mas também a forma como eles exibem seu trabalho e alcançam sucesso.

Foto: Pablo Unzueta.
Foto: Pablo Unzueta.

Aos 20 anos, Pablo Unzueta é parte de uma nova onda de fotógrafos de rua que desenvolveram seus trabalhos com melhor acesso ao público e aos colégas fotógrafos, mais do que qualquer geração anterior. Unzueta começou a usar o Instagram anos antes de comprar sua primeira câmera em 2012, quando ele estava no último ano do ensino médio. Ele não aprendeu a fotografar através de qualquer tipo de educação formal, ou, como escreve Colin Westerbeck sobre fotógrafos de rua no início de seu livro Bystander “olhando para a câmera em si”, mas vendo seu feed do Instagram.

Foto: Pablo Unzueta.
Foto: Pablo Unzueta.

Quando ele começou a tirar fotos de pessoas desabrigadas em Skid Row (Los Angeles) com 17 anos, Unzueta diz: “Eu não conhecia nenhum fotógrafo que estivesse fazendo coisas semelhantes até que eu comecei a me tornar parte da comunidade Instagram. Segui Ruddy Roye – isso foi muito antes de ele ter 127.000 seguidores – e outros fotógrafos e comecei a aprender por aí”.

Foto: Ruddy Roye
Foto: Ruddy Roye

Antes do Instagram, a comunidade de fotografia de rua era um pequena. Na verdade, de acordo com Marvin Heiferman, a comunidade era tão pequena em Nova York na década de 1970 que se poderia ver Garry Winogrand e Lee Friedlander fotografando em lados opostos da Quinta Avenida em uma determinada tarde. Hoje, o Instagram não apenas ampliou a definição de quem pode ser um fotógrafo de rua, mas tem expandido nosso conceito sobre a própria rua – que Westerbeck descreve como “qualquer lugar público onde um fotógrafo possa tirar fotos de indivíduos que desconhecidos para ele e, sempre que possível, inconscientes de sua presença” – para partes do mundo, ou as comunidades em cidades que, décadas atrás, eram muito carentes.

Everyday Africa. Foto: Edward Echwalu
Everyday Africa. Foto: Edward Echwalu

Um dos exemplos mais proeminentes deste efeito é a conta Everyday Africa, uma conta que compartilha fotos da vida comum no continente. O fotógrafo Peter DiCampo e o escritor Austin Merrill iniciaram o projeto em 2012, como uma forma de combater as imagens clichês da guerra, pobreza e morte que dominam a cobertura da mídia da África. Começaram no Tumblr, onde o projeto recebeu apenas uma atenção modesta. Desde que o projeto saltou para Instagram, no entanto, ele explodiu em popularidade. Hoje tem 134 mil seguidores e gerou várias contas “Everyday” que incorporam uma perspectiva semelhante em localidades ao redor do mundo.

Ruddy Roye em ação. | Foto: American Photo
Ruddy Roye em ação. | Foto: American Photo

Para os fotógrafos de rua que procuram transcender narrativas tradicionais de mídia, o Instagram tem se revelado uma plataforma sem precedentes. O “ativista do Instagram” e fotógrafo de rua Ruddy Roye, por exemplo, diz que as imagens e histórias “adaptadas a partir da perspectiva da diáspora africana” não poderia ter visto a luz do dia se os jornais e revistas fossem o único espaço na cidade.

“Eu me lembro dos dias quando eu batia nas portas e fazia ligações para os editores, mas sem sucesso, ninguém parecia interessado em meus projetos pessoais”, disse Roye à Time Lightbox. Hoje, ele tem mais de 129 mil seguidores e, em abril, se juntou a muitos dos editores tradicionais de mídia, que podem ter alguma vez passou por cima dele, para o jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca.

Foto: David Ingraham
Foto: David Ingraham

Esses editores tradicionais no mundo da fotografia de rua – os curadores do museu, os galeristas, os editores de jornal e revista – ainda têm influência significativa. Mas através do Instagram, os fotógrafos descobriram que acumular um vasto número de seguidores pode fornecer um caminho rápido para os postos avançados que, em gerações anteriores, teriam sido difíceis, se não impossíveis alvos.

Foto: David Ingraham
Foto: David Ingraham

Com sede em Los Angles, David Ingraham, por exemplo, conseguiu representação, exposições em galerias e publicações em revistas desde que ele comprou um iPhone 4 e aderiu ao Instagram há apenas cinco anos. E Unzueta, com quase 66 mil seguidores do Instagram, por sua vez, conseguiu publicações nacionais e, em abril, um convite para o New York Times Portfolio Review. Ele ainda está na faculdade.

Foto: Daniel Arnold
Foto: Daniel Arnold

Ainda assim, os fotógrafos de rua com quem falei comentaram sobre o impacto do Instagram nos negócios mais em termos de “oportunidades” como publicidade, ensino e convites do que de fato em dinheiro. Quando perguntei sobre isso, vários fotógrafos mencionaram a alavancada financeira muito rápida do popular fotógrafo de rua Daniel Arnold. De acordo com a Forbes, em março Arnold tinha menos de US$ 100 em sua conta bancária, quando ele colocou uma nota na oferta Instagram vender cópias de fotos por US$ 150. Ele recebeu US$ 15 mil em encomendas em um único dia.

Foto: Daniel Arnold
Foto: Daniel Arnold

Embora impressionante, a história de Arnold não algo tipino. Na verdade, para alguns fotógrafos de rua, o Instagram resultou em uma perda de negócios, de acordo com Brent Luvaas, professor assistente de antropologia da Universidade de Drexel. Em eventos como Fashion Week, Luvaas diz que freelancers de longa data que não estão tão ativos no Instagram encontram dificuldades para conseguir trabalho. “É só muita concorrência com aqueles que estão colocando para fora o seu trabalho de graça ou por preços baixos”, diz ele.

"42nd Street, 1985". | Foto: Matt Weber
“42nd Street, 1985”. | Foto: Matt Weber

Alguns fotógrafos de rua tradicionais têm gradualmente feito o salto para Instagram, mas suas audiências não têm necessariamente saltado com eles. Matt Weber tem fotografado nas ruas de Nova York desde 1984. No último semestre, a pedido de um amigo, ele começou a postar uma ou duas imagens por dia para a sua nova conta Instagram. Hoje, ele tem pouco mais de 2.000 seguidores, uma base que empalidece em comparação com os dos fotógrafos mais jovens.

"42nd Street, 2015". | Foto: Matt Weber
“42nd Street, 2015”. | Foto: Matt Weber

A presença de Weber no Instagram, por sua vez, teve “impacto zero” em suas perspectivas de negócios, e ele não prevê que ele vá mudar muito no futuro. “Espero que eu esteja errado”, diz ele. “Eu espero que daqui a um ano eu tenha 150 mil seguidores. Mas agora isso não muda nada”.

Fotógrafos de rua hoje não estão apenas lutando com mais concorrência online. Nas ruas, eles estão concorrendo com mais pessoas empunhando câmeras – ou seja, smartphones equipados com câmeras . Para Ingraham, a onipresença dos smartphones tem realmente ajudado seu trabalho, proporcionando-lhe um grau de invisibilidade que ele não teria tido fotografar com uma câmera.

“Todo mundo tem um telefone em suas mãos, assim você pode simplesmente misturar-se com as massas”, diz ele. “Hoje em dia, se você estiver em pé na rua com uma câmera legítima, o segundo você levantar essa coisa no seu olho todo mundo se vira e olha. Mas se eu tenho um iPhone colocado junto ao ouvido, eu posso fingir que eu estou fazendo uma chamada. Eu levanto, fotografo e coloco de volta ao meu ouvido. Nove em cada 10 vezes, as pessoas não percebem que eu tenho uma foto”

Para aqueles que não aspiram a invisibilidade, a câmera do telefone teve outros impactos positivos sobre seu trabalho. Unzueta, por exemplo, tira fotos com tanto um iPhone quando com uma DSLR, mas acha o telefone mais eficaz ao fazer retratos de população de rua de Los Angeles. “Quando eu estou interagindo com o telefone, eu posso olhar as pessoas nos olhos. Eu posso continuar a falar com eles enquanto eu tiro uma foto e eles podem ver que eu ainda estou prestando atenção. Mas se eu colocar uma câmera na frente do meu rosto eu já não tenho essa conexão”, diz ele.

Posts com hashtag #strideby no Instagram. Fotos: @abrilliantdummy @aenede @alcafel @alilfatmonkey @alletirado @amalrachim @anna_scrigni @arieliegallione @atl321 @brotherlylost @bubblysquirrel @carlosdetoro @caropsis @catscoffeecreativity @chrisarrrrr @ciwzz @cobabear @earlmartinezz @eliography @ericvannynatten @george_fikry @heydavina @huxsterized @ig.korea @imbitesized @jeteology @kenny_21
Posts com hashtag #strideby no Instagram. Fotos: @abrilliantdummy @aenede @alcafel @alilfatmonkey @alletirado @amalrachim @anna_scrigni @arieliegallione @atl321 @brotherlylost @bubblysquirrel @carlosdetoro @caropsis @catscoffeecreativity @chrisarrrrr @ciwzz @cobabear @earlmartinezz @eliography @ericvannynatten @george_fikry @heydavina @huxsterized @ig.korea @imbitesized @jeteology @kenny_21

A fotografia móvel parece ser lenta, mas firmemente conquistou curadores e galeristas nos primeiros anos após o lançamento do Instagram, que teve reação significativa na comunidade fotografia. Em 2012, os editores Verge Chris Ziegler e Dieter Bohn debatiam se os filtros do Instagram iriam “destruir a internet visual”, ou se eram “simplesmente o zeitgeist do nosso tempo”. Ziegler escreveu: “Quando você aplica um truque de magia a sua foto, você não está melhorando ela, você está destruindo. Você está roubando-a de seu realismo, sua nuance, e substituindo-a com lixo que não serve para nada que não seja para engrandecer o seu próprio senso falso de artesanato”.

O Instagram pode muito bem ter habilitado toda uma geração de falsos-artistas e de imagens clichê de rua, até incentivado isso através de seu programa de hashtags do fim de semana como #middleoftheroad e #strideby, mas o efeito pode não ser tão terrível. Citado no The Telegraph em 2011, Teru Kuwayama, um fotojornalista que agora é gerente de fotografia da comunidade no Facebook, comparou a ascensão do Instagram com o advento da música eletrônica, sendo que ambos estimularam “expressões amadoras”.

“Obviamente, é ruim ser um fotógrafo profissional e, pessoalmente inconveniente, perder seu pedestal par um aplicativo, mas não significa que isso é algo ruim para a fotografia”, disse Kuwayama.

Na verdade, do ponto de vista do espectador, seguir a fotografia de rua na era da Instagram pode ser uma experiência mais rica, mais gratificante do que nunca. Como o New York Times observa, o curador Leo Rubinfien escreveu que Garry Winogrand acreditava que as melhores fotos foram aquelas “que lhe disseram que o mundo era um amontoado de fragmentos, que a verdade era mais complexa do que qualquer conta podia ser”. Os mesmos critérios podem ser aplicados igualmente bem para plataformas de fotografia de rua.

Everyday Africa. Foto: Edward Echwalu
Everyday Africa. Foto: Edward Echwalu

Sentado no quarto, passando a tela com a ponta de um dedo através de posts de fotógrafos de rua em Nova York, Teerã e Coréia do Norte pode criar uma falta de coesão entre qualidade e geografia, mas há uma espécie de consistência mais profunda a ser encontrada. Como obras individuais por Winogrand ou seus contemporâneos, a soma coletiva dessas vozes e temas e lugares apresentam uma visão de uma espécie de rua universal, que é atrapalhada e confusa, mas talvez a melhor representação do nosso mundo que temos.

FONTE: AMERICAN PHOTO

 lightroom

Sair da versão mobile