Início » Como limpar a lente de sua câmera?
Dicas de Fotografia

Como limpar a lente de sua câmera?

Limpeza e organização são dois elementos fundamentais em qualquer profissão. E na fotografia não é diferente. Manter seus equipamentos limpos e organizados evita um monte de dores de cabeça e gastos com manutenção e reparos. No texto abaixo e num vídeo no final deste post, vamos dar algumas dicas importantes de como fazer a limpeza das lentes fotográficas e mostrar na prática como realizar o processo passo-a-passo.

Existem dois inimigos principais para reduzir a vida útil das lentes fotográficas: poeira e umidade. E para evitar que eles danifiquem ou reduzam a qualidade ótica de sua lente é fundamental fazer a limpeza periodicamente. Mas o processo não é simplesmente pegar qualquer pano e passar sobre os elementos óticos. Nada disso! O ideal é você ter um pequeno kit de limpeza composto por uma caneta para lentes , um pano para lentes, um soprador de ar e uma solução de limpeza (se ainda não tem o kit e quiser comprar veja opções aqui na Amazon Brasil). 

Os 5 passos para fazer a limpeza das lentes de sua câmera:

Passo 1. Comece usando o pincel de sua caneta para remover qualquer resíduo grande – areia, sujeira, etc. – para que você não arranhe nada acidentalmente com o pano depois. Faça uma limpeza completa da lente e, em seguida, examine o visor, a tela LCD e outras fendas também.

Passo 2. Em seguida, passe o pano com um pouco de limpador de lentes de câmera. Faça pequenos círculos no centro da lente e trabalhe para fora até atingir as bordas. Quando terminar, vire a câmera e passe o pano na tela LCD para se livrar de quaisquer manchas. O visor é um pouco mais complicado de alcançar com um pano, então use a ponta macia do outro lado da caneta da lente.

Passo 3. Em seguida, retire a lente e tire o pó da parte traseira como fez na parte frontal, removendo quaisquer partículas grandes. Repita a técnica original de circular para fora com o pano para lentes (mas borrife novamente se a solução secar).

Passo 4. Com a lente desconectada, vire sua câmera de cabeça para baixo e use o soprador de lente para forçar a entrada de ar na cavidade do espelho. Isso deve sacudir qualquer poeira.

Passo 5. Para limpar o sensor, vá até as configurações da câmera e selecione o modo de limpeza manual para mover o espelho para fora do caminho. Dê ao sensor algumas boas rajadas de ar com a câmera – mais uma vez, segurá-lo de cabeça para baixo é a chave. Em seguida, desligue a câmera e o espelho desce novamente. É isso!

O canal Focus Camera fez um vídeo mostrando na prática como fazer esses 5 passos para limpar as suas lentes. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português: