Como lidar com o sucesso e o fracasso na carreira
“Para mim essas crises de carreira normalmente acontecem, quase sempre, aos domingos à noite, logo que o sol começa a se pôr, e o abismo entre as coisas que espero pra mim e a realidade da minha vida, começam a divergir tão dolorosamente, que normalmente acabo a chorar agarrado no travesseiro.”
Assim começa a fala do filósofo Alain de Botton no TEDGlobbal de 2009, e apesar dos onze anos que nos separam desse vídeo ele ainda continua muito atual. Intitulado “Uma filosofia de sucesso mais bondosa e delicada” a palestra de Botton trata sobre o sucesso e o fracasso na carreira e ele diz. “Mas acho que vivemos numa época em que as nossas vidas são regularmente marcadas por crises de carreira…” e eis aqui uma situação extremamente comum, apesar de que, por muito tempo a sociedade tenha colocado um pano sobre esse problema e o tratado como algo raro.
Nem os fotógrafos fogem da crise, e se formos analisar a quantidade de horas investidas fotografando, editando, administrando, criando ações de marketing, atendendo clientes e entre tantas outras coisas que é preciso colocar em prática para fazer com que a engrenagem da vida de um fotógrafo permaneça rodando, com certeza uma crise pode surgir daí, e te fazer repensar sobre a sua profissão. E então você lembra, que não são apenas os fotógrafos que vivem um trabalho intenso, mas todos nós.
E uma das finalidades é o que de Botton explica como a sociedade em que vivemos tem associado o material as recompensas emocionais. Junto a isso a enorme expectativa que criamos com as nossas carreiras, o alto nível que muitos profissionais se obrigam a alcançar, e que muitas vezes ultrapassam a linha da qualidade para poder atingir a quantidade.