Concurso de Fotografia

Como ganhar um concurso de fotografia?

O site Photo Contest Guru, especializado em concursos de fotografia, deu algumas dicas e compartilhou um pequeno guia com truques importantes para você aumentar suas chances de ganhar um concurso fotográfico. Eles recomendam o seguinte:

1. Escolha a foto certa para o concurso

Os jurados têm milhares de fotos para avaliar e você tem apenas um momento para chamar a atenção deles para o seu trabalho. Tente encontrar entre todas as suas fotos aquela que representa algo original, não óbvio ou comum. A imagem perfeita para o concurso deve intrigar com sua composição e jogo de luz. Sua foto deve gritar e mostrar claramente sua superioridade sobre o resto dos trabalhos.

Foto: Pexels

2. Navegue pelas galerias de concursos anteriores

Esta lição não pode ser perdida! Visite galerias de concursos de fotos de anos anteriores. Se possível, solicite os catálogos dos vencedores. Estude cuidadosamente o trabalho de fotógrafos vencedores e suas técnicas. Considere o que chamou a atenção e interessou aos jurados. Ao navegar pela galeria, você saberá o nível da competição e obterá conhecimento sobre o tipo de fotos que os jurados estão procurando.

3. Estude os juízes

Se houver juízes na competição, e eles forem nomeados, então dê a si mesmo uma vantagem e faça uma pequena pesquisa sobre cada um deles, descubra do que eles gostam e do que não gostam. Assim suas chances serão bem melhores de ganhar o concurso.

4. Ideia, Originalidade e Execução

Estas são três palavras que devem gritar de sua foto. Existem muitas ideias para fotos e séries de fotos. Tente contar uma história interessante. Mas lembre-se de que encontrar uma ideia original não é tudo. O que também importa é a apresentação única de sua ideia e a execução técnica. Preste atenção na composição. Siga a regra dos terços, mas não tenha medo de experimentar. Não se esqueça de que a qualidade da imagem é muito importante. Se os jurados hesitarem entre duas fotos, eles escolherão aquela que é mais nítida e com a mensagem mais clara. 

Foot: Pexels

5. Os vencedores não importam apenas!

Nem todos podem vencer. Freqüentemente, apenas um voto decide o vencedor. Quando você decidir participar do concurso de fotografia, observe se será dada menção honrosa. Todas as menções honrosas podem contar com promoção, vaga na galeria pós-concurso e publicação em jornais ou revistas online. Isso aumentará significativamente sua chance de chamar a atenção do público.

6. Seja persistente, mas paciente

A fotografia é uma paixão, mas muitas vezes também é uma forma de ganhar dinheiro. Seja persistente! Navegue e analise as galerias de vencedores de concursos de prestígio. Cresça como artista e aprimore suas habilidades. Esbata a linha entre amador e profissional. Estabeleça a meta de vencer a competição e se esforce por isso. Todos os anos, envie fotos para pelo menos alguns concursos. Faça experiências com as categorias. É possível que um deles se sinta muito melhor do que os outros. Encontre o seu nicho. Especialize-se em uma técnica particular.

Foto: Pexels

7. Requisitos Formais

Isso costuma ser esquecido, mas é muito importante que você atenda aos requisitos formais ao enviar fotos para o concurso de fotografia. O mais importante é cumprir todos os objetivos do organizador; caso contrário, sua inscrição pode ser rejeitada na fase inicial.

Lembrar! Observação:
1.
 Cumpra os requisitos e especificações formais do concurso, como tamanho da foto e formato do arquivo (jpg, png, etc.).
2. Verifique se o organizador requer uma convenção de nomenclatura de arquivo específica, por exemplo: forename_name, forename_name_category, etc.
3. Verifique qual nível de modificação de fotos em programas gráficos é aceitável. Existem competições em que as modificações não são permitidas. Alguns concursos de fotos permitem que você faça uma pequena correção, como cor, equilíbrio e corte. Além disso, existem concursos online onde a abordagem da arte digital é muito aberta.
4. Verifique cuidadosamente se a competição se destina apenas a um tipo específico de fotografia, como apenas fotos em preto e branco, apenas fotos analógicas, etc.
5. Algumas competições definem o prazo, por exemplo: fotos com não mais de três anos, apenas fotos tiradas no ano em curso, etc.
6. Às vezes, o número de fotos permitido é limitado. Verifique exatamente quantas fotos ou séries podem ser adicionadas.
7. Verifique se o concurso é direcionado a grupos específicos de fotógrafos. Certifique-se de que você pode participar da competição analisando os requisitos do concorrente, como nacionalidade, idade, etc.