Todo fotógrafo sempre está em busca da foto perfeita, mas fazer uma imagem com a luz, composição e relevância visual e social não é uma tarefa simples. O fotógrafo carioca Leonardo Sens conseguiu fazer a foto perfeita após três anos de tentativas. Mas no último dia 4 de junho, finalmente, ele conseguiu a incrível imagem do Cristo Redentor “segurando” uma majestosa Lua Cheia. Mas como Leonardo fez a foto perfeita?
O fotógrafo tem estudado a posição da Lua nos últimos anos com a esperança de capturar o raro momento em que ela se alinhasse perfeitamente com o Cristo Redentor, principalmente usando aplicativos que mostram a posição da Lua acima da estátua.

Inicialmente, em 2021, o Leonardo comprou uma lente de 600mm para que a Lua e o Sol apareçam mais próximos em suas imagens (achatar os planos). Porém, não teve sucesso na primeira tentativa. “Apesar de saber o momento exato em que a Lua estaria posicionada, não consegui enquadrar a foto na primeira tentativa porque a Lua desce muito rápido. E é complicado acertar a composição, então não consegui fazer a foto quando tentei pela primeira vez em 2021 ”, disse Leonardo Sens ao site PetaPixel.
Em 2022, estava nublado e havia neblina, então também não conseguiu tirar a foto. Mas, neste ano, o fotógrafo finalmente conseguiu a tão sonhada foto perfeita. Contudo, novamente apareceram as dificuldades. Na sua primeira tentativa em 2023, no dia 03 de junho, a Lua foi bloqueada novamente por nuvens. Mas determinado a conseguir a imagem, Leonardo voltou no dia seguinte à Praia de Icaraí, em Niterói, que fica a cerca de 11 quilômetros de distância do Cristo Redentor, para uma nova tentativa.
“No domingo (dia 04 de junho), verifiquei a posição da Lua nos aplicativos e cheguei à praia uns 20 minutos antes para fazer a foto. Logo depois corri para casa para ver no computador as fotos e aí realmente vi que tinha feito a imagem”, contou o fotógrafo. Veja abaixo a espetacular sequência de fotos até chegar na composição perfeita:





A persistência em busca da foto perfeita valeu a pena. A imagem foi destaque nos principais sites e portais de notícias do Brasil e no mundo. A postagem com a foto no Instagram recebeu mais de 700 mil curtidas e milhares de comentários e compartilhamentos. É o talento da fotografia brasileira brilhando cada vez mais.
Leia também: Fotógrafo captura raio atingindo a estátua do Cristo Redentor