Tendência

Como fotografar talheres e produtos sem reflexo usando apenas uma luz?

O fotógrafo Dustin Dolby fez um excelente vídeo tutorial mostrando como fotografar talheres e produtos reflexivos de maneira super eficiente usando apenas uma luz, no caso um flash dedicado. Objetos brilhantes são notoriamente difíceis de fotografar. A principal coisa a lembrar ao fotografar qualquer coisa brilhante é iluminar os reflexos, não o próprio objeto. Além disso, fontes de luz maiores (em relação ao tamanho do assunto) serão sua melhor aposta para fotografar qualquer coisa altamente reflexiva.

Primeiro, Dustin fixa o difusor interno de um rebatedor 5 em 1 a um braço logo acima da câmera. Isso vai difundir a luz e, essencialmente, torná-la uma fonte de luz maior. Depois, ele coloca o Flash Speedlight dentro de uma caixa de fita colocada atrás dos talheres e do difusor. Ele faz experiências com a altura da caixa de tiras um pouco para mover o ponto quente ao redor da lâmina da faca para que pareça um pouco mais liso. É por isso que fotografar produtos presos a uma câmera em exibição ao vivo (live view) costuma ser útil.

Como fotografar talheres e produtos sem reflexo usando apenas uma luz?

Dustin continua mostrando como você pode usar exatamente a mesma configuração de iluminação para criar uma variedade de fotos e ambientes, simplesmente mudando a superfície de fundo e os adereços.

No pós-processamento ACR (Adobe Camera Raw), Dustin ajusta o equilíbrio de branco a gosto e, em seguida, define a vibração e saturação para 99 para manter um espaço de cor RGB, mas completamente dessaturado de cor. Ele então aumenta os brancos até que o corte apareça e, em seguida, recua um pouco.

Uma vez no Photoshop, ele duplica sua camada de fundo e faz uma limpeza básica de quaisquer imperfeições usando a ferramenta patch. Você pode encontrar imperfeições adicionais brincando com a camada de curvas e transformando-a em uma curva um pouco radical. Ela mostrará muito mais coisas para retocar do que você notaria de outra forma. Veja abaixo o vídeo completo com todo o processo. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

Dustin diz que fotografar talheres pode ser desafiador, mas, em última análise, recompensador, uma vez que você entenda como fazer esses reflexos parecerem realmente bons. Se quiser ver mais do trabalho do Dustin, acesse seu canal no Youtube.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *