Às vezes, vemos algo que faz você parar de rolar a tela, sentar e tomar nota. Isso é exatamente o que aconteceu quando vimos essas fotos de silhuetas dramáticas feitas pela fotógrafa Jennifer Arce, da Flórida. Conversamos com Jennifer para descobrir como ela os criou, porque nem tudo é o que parece. Mas como fotografar silhuetas lindas assim sem sair de casa?
Jennifer diz que tudo começou durante o período de quarentena do Covid-19, quando ela, como a maioria de nós, passava mais tempo do que o normal navegando nas redes sociais. Ela era especialmente atraída por imagens em preto e branco e lembra-se vividamente de uma imagem que a deixou hipnotizada.
“Era uma fotografia em preto e branco de um lugar localizado em Londres”, diz Jennifer. “Era um museu ou uma biblioteca com enormes janelas e uma luz natural espetacular. Imediatamente pensei na sorte que aquele fotógrafo teve em encontrar um lugar como aquele. ”
Antes da pandemia, Jennifer vasculhou extensivamente sua área local em Miami, então ela sabia que não havia nenhum prédio em sua vizinhança que pudesse criar o mesmo efeito. Implacável e armada com nada mais do que um pouco de papel, uma Nikon Z6 com uma lente 24-70 mm, um Youngnuo Speedlight e seu estúdio caseiro, Jennifer começou a fazer sua própria série intitulada ‘Silhouettes’.
Para criar as imagens, Jennifer teve que fazer seu próprio GOBO ou cucoloris DIY. Primeiro, ela imprimiu e recortou algumas silhuetas de pessoas que encontrou online, tornando-as mais pretas com um marcador. Ela então colou um clipe de papel e um palito na figura para ajudá-la a se levantar.
“Para o GOBO, usei um pedaço de quadro-negro que tinha e cortei linhas retas nele”, explica Jennifer. “Fiz dois deles – um com apenas uma linha e outro com várias linhas. Segurei o GOBO com a ajuda de um suporte de luz e uma pinça. Usei papelão branco como fundo e o Speedlight como a única fonte de luz colocada atrás do GOBO. ” Dessa forma, a luz era tão forte e direta quanto ela poderia obter, a fim de criar as belas sombras duras.
Jennifer diz que o pós-processamento foi incrivelmente simples. “Isso é algo que adoro na fotografia a preto e branco! Você não precisa prestar atenção a outras distrações, mas apenas aos destaques e sombras ”, acrescenta ela. Primeiro, ela converteu a imagem em preto e branco no Lightroom. Então Jennifer aumentou o contraste, diminuiu as sombras e brincou com os controles deslizantes de branco e preto. Finalmente, a imagem foi levada para o Photoshop para remover o clipe de papel / palito.
Jennifer diz que ainda quer visitar o local original que inspirou esta série, mas por enquanto, ela está muito feliz com os resultados. Quatro dessas imagens foram indicadas ao International Spider Awards deste ano, com duas delas recebendo uma Menção Honrosa.
Jennifer diz que “a maior lição disso foi que eu não tenho que viajar e gastar muito dinheiro visitando um lugar exato para criar uma imagem que tenho na minha cabeça. Posso fazer qualquer cena e iluminação em minha própria casa!”
Com um pouco de criatividade e engenhosidade, isso é totalmente verdade. Este projeto inspira você a criar suas próprias imagens de silhueta?
Você pode ver mais do trabalho de Jennifer em seu site ou no Instagram.
Matéria publicada originalmente no site Diy Photography.