Katie McEnaney, professora e fotógrafa norteamericana, publicou dicas bacanas de como fotografar reflexos em poças d’água no site Digital Photography School. Todos sabemos que fotógrafos sempre buscam apresentar o inusitado, e muitos deles tentam capturar impressionantes fotografias de reflexos na água. Alguns, porém, podem achar o processo um pouco complicado.
Poças são incrivelmente úteis para reflexos, embora muitas vezes elas sejam esquecidas. E podem ser encontradas em muitos lugares diferentes, proporcionando uma grande variedade de opções para as composições.
O truque para capturar fotos incríveis de reflexão usando poças, é se abaixar bastante. A câmera tem que chegar o mais perto da superfície da poça possível, explica Katie. Isso fará com que uma poça, mesmo que seja pequena, pareça maior em sua imagem final. A professora recomenda colocar a mão ou um dedo embaixo da câmera para firmá-la e mantê-la fora do contato direto com a água.
Esta técnica funciona em uma DSLR, mas para esse tipo de fotografia é mais fácil usar uma compacta, por ser muito mais prático se inclinar e segurar a câmera.
Para essas fotografias as poças não precisam ser muito grandes, mas o ideal é que elas tenham no mínimo 30 centímetros de comprimento e largura. Poças que se formam naturalmente em estradas proporcionam um melhor reflexo do objeto que as poças que são cercadas por um meio-fio, por exemplo. Você também pode pensar além das poças tradicionais e tentar a mesma técnica em várias outras superfícies que se tornam reflexivas quando molhadas.