Navegue pelo Instagram de qualquer fotógrafo que, provavelmente, você encontrará muitas fotos do pôr do sol. A cor e a beleza da luz do pôr do sol são muito atraentes e despertam a vontade de muitas pessoas de fazer fotos. Neste artigo, vamos dar algumas dicas excelentes de como fotografar o pôr do sol não apenas de maneira comum, mas fazer imagens com longa exposição, que geram fotos impressionantes.
Mas o que é fotografia em longa exposição?
Embora não haja uma definição clara, classifico a longa exposição como qualquer velocidade do obturador que não consigo segurar a câmera sem a foto ficar tremida ou borrada. Isso inclui desde 1/15 de segundo até exposições no modo bulb de vários minutos. 1/15 é longo o suficiente para desfocar a água em movimento rápido. Esse é o meu limite para uma exposição mais longa.
O que você precisa para fotografar com longas exposições?
Primeiro, você precisa de uma câmera ou celular com modo manual (se o seu smartphone não possui o modo manual baixe um aplicativo neste link). Você precisa controlar configurações como velocidade do obturador, abertura e ISO. Você também precisará de um tripé . Um bom tripé não balança e nem é facilmente levado pelo vento. Isso abre suas opções criativas e as condições para fotografar bem um pôr do sol em longa exposição. Dito e entendido isso, agora podemos falar diretamente como fotografar o pôr do sol.
Use uma pequena abertura para criar profundidade de campo
Os primeiros planos são a chave para o sucesso na fotografia de paisagens e do pôr do sol. Freqüentemente (embora nem sempre), você desejará que o primeiro plano e o plano de fundo estejam em foco. Se esse é seu objetivo para a imagem, você deve usar uma pequena abertura para criar uma profundidade de campo suficiente. Quando falamos de pequena abertura estamos dizendo para usar f11, f16 ou superior e isso exigirá que você aumente o ISO ou use uma velocidade do obturador longa, ou seja, menor que 1/15. Contanto que eu tenha um bom tripé, geralmente opto pela velocidade do obturador mais longa para maximizar a qualidade da imagem.
Criação de efeitos de movimento em fotos de pôr do sol em longa exposição
Os efeitos de movimento são muito importantes na fotografia de paisagem e de pôr do sol. Água lisa, nuvens turvas e as luzes dos carros que passam podem ser elementos atraentes. Para criar efeitos de movimento, você precisa ter alguma parte de sua composição em movimento. Isso pode significar água em movimento rápido ou elementos que se movem mais lentamente, como nuvens.
Quanto mais devagar o assunto se mover, maior será a velocidade do obturador para criar uma sensação de movimento. Enquanto um rio rápido pode se tornar borrado suavemente em menos de um segundo, ondas lentas em um lago ou oceano podem exigir vários segundos, assim como nuvens podem exigir uma exposição de 30 segundos ou vários minutos para desfocar com eficácia.
Cuidado para não haver movimento da câmera
Se sua câmera se mover um pouco durante uma longa exposição, você obterá um desfoque ruim. Acontece. Você bate no tripé, ou até chega perto demais, e aquele pequeno estremecimento borrará sua foto. Às vezes, você nem percebe até voltar para casa e colocar as imagens no computador. Isso pode ser de partir o coração. O que você pode fazer para evitá-lo? Em primeiro lugar, tenha cuidado e não toque na câmera ou tripé durante as fotos. Em segundo lugar, use um disparador remoto ou o temporizador (timer automático) de dois segundos da câmera para evitar a vibração ao pressionar o botão do obturador.
Qual é o melhor cenário para a fotografia do pôr do sol?
Uma pergunta complicada – a resposta depende muito da situação em que você se encontra. Em geral, você deseja uma profundidade de campo profunda para manter o primeiro plano e o fundo em foco. Isso significa um pequeno f-stop, de f 11 ou f 16 em até f 22. Usar uma abertura pequena significa que você terá que aumentar seu ISO ou aumentar as velocidades do obturador. Freqüentemente, isso significa criar uma longa exposição.
Quando devo tirar fotos de longa exposição?
Você deve fazer exposições mais longas quando não houver luz suficiente para velocidades curtas do obturador. Também pode ser usado se houver um efeito como água lisa ou nuvens desfocadas que você deseja criar ou se precisar de uma profundidade de campo extrema.
Como você captura nuvens de longa exposição?
As nuvens, ao contrário da água ou da grama ao vento, movem-se lentamente. Para obter um desfoque efetivo nas nuvens, você precisará usar uma exposição de vários segundos ou minutos. Isso pode ser difícil ao usar uma única foto. Em condições de muita luz, você pode precisar de várias exposições, mescladas no pós-processamento para criar o desfoque desejado.
Se você fotografa com uma câmera DSLR, é recomendável você também usar um acessório adicional que pode ajudá-lo a obter fotos de longa exposição ainda melhores: os filtros de densidade neutra ou ND. Os filtros ND reduzem a quantidade de luz que entra em sua lente, como um par de óculos escuros. À medida que a luz que entra é reduzida, você precisa começar a aumentar a velocidade do obturador para compensar a mudança. Ao fazer longas exposições, é exatamente o que você deseja.
Fonte: Expert Photography