Como fotografar com o céu nublado?

Apresentamos mais um conteúdo da série de Dicas de Fotografia com truques e tutoriais retirados direto dos livros da iPhoto Editora. Hoje trazemos os ensinamentos do fotógrafo italiano Danilo Russo, retirados do livro “Iluminação: Teoria e Prática. Confira:

“A mesma luz, suave, obtida à sombra, ocorre em dias nublados. As nuvens funcionam como um filtro para a luz solar, deixando-a suave, como se houvesse um gigantesco softbox iluminando a Terra. Imagens produzidas nessas condições são caracterizadas pelo baixo contraste luminoso, criando uma estética específica, não aplicável a todos os trabalhos, mas que resolve muitos casos. Detalhe ao qual devemos prestar muita atenção é o fato de a luz que ilumina o indivíduo vir de cima. Isso, conforme sua fisionomia, pode ocasionar sombras escuras na cavidade ocular, escondendo os olhos do modelo e transmitindo uma sensação negativa na leitura de sua personalidade.

O céu nublado funciona como um filtro para a luz solar. ISO 320, 1/500, f/4.0, 90mm

No caso do dia nublado, existe uma técnica que permite mudar a proporção de iluminação entre o sujeito e o fundo, dando à imagem uma luminosidade que a cena não tem na realidade. A técnica consiste em diminuir a quantidade de luz que chega ao modelo, bloqueando-a com uma tapadeira, um rebatedor ou um pedaço de tecido. Dessa forma, a intensidade da luz na área onde o modelo está localizado diminui em relação à área não coberta. O próximo passo é regular a fotometria pela intensidade da região “em sombra”.

Esta foto foi feita num dia de chuva. ISO 200, 1/350, f/3.5, 50mm, Canon EOS 10D

Dessa maneira, teremos o sujeito fotometrado corretamente e o fundo superexposto. Essa diferença cria o efeito luminoso desejado. Além disso, o fato de bloquear a luz que vem diretamente de cima impede que ela projete sombras indesejadas no rosto do modelo”

Este texto foi retirado do livro “Iluminação: Teoria e Prática”, de Danilo Russo. Você o encontra à venda na nossa loja.

Sair da versão mobile