Tendência

Como fotografar casais com diferença de altura

O renomado fotógrafo Jerry Ghionis fez um vídeo de 30 minutos com excelentes dicas para fotografar e montar poses de casais com uma razoável diferença de altura. “Quando se trata de fotografar um casal visivelmente com grandes diferenças de altura, você pode perder inúmeras imagens que, acidentalmente, acentuam esse fato. Não é que estejamos tentando esconder o fato de que um dos parceiros é mais alto do que o outro. Mas estamos apenas tentando tornar essa diferença de altura esteticamente mais agradável e não torná-la um elemento de distração em suas fotos”, disse Jerry.

Mas como evitar que essa diferença apareça de maneira muito perceptível nas fotos? Primeiro, veja o vídeo abaixo com várias dicas valiosas e depois leia também o texto que Jerry escreveu com vários exemplos práticos de como solucionar a diferença de altura entre casais. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

Uma maneira de fazer isso é fazer com que a pessoa mais alta assuma uma postura bastante ampla, com uma distância de 60 centímetros (ou mais) entre os pés. Ele força o sujeito mais alto a cair alguns centímetros. A chave para esta pose, porém, é fazer com que os sujeitos vire de forma que você não possa ver a parte entre as pernas do sujeito mais alto.

Outra pose comum é fazer com que o sujeito mais alto fique atrás do mais baixo com os braços em volta da cintura. Posicionar o assunto mais alto com uma postura ampla também funcionará na mesma situação. Mas, novamente, a chave é garantir que a câmera não veja a parte entre as pernas do assunto mais alto. Você pode, é claro, fazer o sujeito mais alto se agachar um pouco. Mas isso se tornará cansativo muito rapidamente se alguém tiver que posar constantemente em uma posição ligeiramente agachada.

Você também pode fazer com que o sujeito mais curto fique bem e ereto, enquanto o sujeito mais alto inclina a cabeça em direção ao mais baixo. É uma diferença sutil, mas ajuda a fechar essa lacuna e também comunica uma proximidade entre os dois assuntos.

Também há um truque que você pode usar, especialmente se estiver em uma situação em que não possa posar um casal. Por exemplo, quando estão caminhando pelo corredor ou durante um momento de espontaneidade. Se você inclinar a câmera na direção do assunto mais alto, isso cria a ilusão de que a diferença de altura não é tão grande. Isso pode ser difícil se você estiver em uma cena onde há fortes linhas horizontais ou verticais em sua composição.

Outra ótima dica é usar o que estiver em seu ambiente para equilibrar a diferença de altura. Por exemplo, você pode usar uma cadeira ou um banco de parque ou algum outro objeto onde o sujeito mais alto pode sentar-se enquanto o sujeito mais baixo está de pé. Você também pode usar objetos do cotidiano, como o meio-fio de uma rua, uma escada ou uma inclinação natural em uma colina para fazer o objeto mais curto ficar um pouco mais alto.

Sobre o autor: Jerry Ghionis é considerado um dos cinco melhores fotógrafos de casamento do mundo. Em 2013, ele foi nomeado Embaixador da Nikon nos Estados Unidos. E ele foi o primeiro australiano nomeado na lista dos dez melhores fotógrafos de casamento do mundo pela revista American Photo. Jerry também ganhou o Álbum de Casamento do Ano da WPPI (Wedding & Portrait Photographers International) pelo recorde de oito vezes. Em 2011, Jerry também foi nomeado pela revista PDN como um dos principais instrutores de workshops de fotografia do mundo. Para aprender mais com Jerry, visite seu site.

Artigos relacionados