Como fotografar as estrelas
Estamos acostumado em fotografar à luz do dia, ou pelo menos ter a ajuda de uma luz ou flash na hora do clique. Então, para quem está começando no mundo da fotografia, pensar em tirar uma foto das estrelas complica um pouco.
No vídeo abaixo, o canal brasileiro Beginners Fotografia explica, de forma bem simples e prática, como fazer aquela bela foto do céu noturno.
- Fuja da poluição luminosa
Escolha um lugar longe das luzes da cidade, pois o excesso de iluminação ofusca o céu noturno, o que chamamos de poluição luminosa
- Escolha um dia limpo
Para captar as estrelas, é essencial que o clima esteja aberto, sem nuvens que ofusquem a luz emitida pelos astros. De preferência, sem lua também, pois ela pode atrapalhar pela excessiva emissão de luz.
- Use um tripé
A câmera precisa ficar imóvel e estável durante a exposição para que a imagem não fique borrada.
- Usar no máximo 25 segundos de exposição
Na foto exibida pelo Beginners Fotografia, a configuração foi 25” no obturador, com a abertura de diafragma mais aberto da lente em f/3.5; e ISO alto de 3200. Caso você passe de 30” (30 segundos), é possível que o movimento das estrelas seja captado na imagem.
- Use foco manual
Use o foco manual para possibilitar focar nas estrelas. Por causa baixa luz das estrelas e difícil detecção, é possível que o foco automático não funcione corretamente (ou não funcione mesmo!).
- Dispare com timmer
Use o self-timmer em dois segundos, dessa forma quando a câmera disparar, você já vai ter desencostado dela, evitando o movimento. Isso diminui as chances da foto sair borrada.
- Fotografando em local muito escuro
Caso o local onde você for fotografar seja muito escuro, é uma boa ideia ir antes, durante o dia, para realizar a composição: saber qual ângulo você fotografará, qual lugar onde a câmera será posicionada, etc.
FONTE: BEGINNERS FOTOGRAFIA
2 Comentários