Tendência

Como fazer uma fotografia High Key com uma luz?

Nem todo mundo pode ter várias fontes ou acessórios de luz para fazer suas fotos. Então, o jeito é saber aproveitar cada fonte de luz da melhor maneira possível. Para quem tem apenas uma fonte de luz, por exemplo, o fotógrafo Peter Coulson fez um vídeo excelente mostrando na prática como fazer uma fotografia High Key e como fotografar um ensaio inteiro com esse esquema de luz. Além de ver a versatilidade dessa luz, o vídeo também é uma boa aula sobre direção de poses.

Como fazer uma fotografia High Key
Foto: Peter Coulson

Se você nunca ouviu falar ou ainda não entende bem o que é High Key e Low Key, leia o texto abaixo antes de assistir o vídeo. Low Key e High Key são duas técnicas de iluminação em que há o predomínio de tons escuros ou claros na cena. Normalmente, fotos em Low Key e High Key se destacam do lugar comum e chamam muito a atenção.

O que é uma fotografia Low Key?

Em fotos Low Key, os tons escuros predominam na imagem e seu contraste é bem intenso. Normalmente, para fazer o Low Key usamos apenas uma única fonte de luz posicionada atrás do objeto/pessoa que está sendo fotografada. Assim, as sombras serão predominantes na cena e haverá luz apenas nas linhas de contorno, deixando a foto bem dramática. Veja abaixo dois exemplos de fotos Low Key:

Como fazer uma fotografia Low Key
Foto: Vendigo
Como fazer uma fotografia Low Key
Foto: Pexels

Em resumo, na fotografia Low Key você utiliza um fundo escuro; usa pouca luz, de preferência posicionada atrás do assunto, para gerar grandes áreas de sombras na foto.

O que é uma fotografia High Key?

As fotos High Key são o oposto da Low Key, ou seja, as imagens possuem predominância de tons claros, há poucas sombras e contraste. Enquanto as imagens em Low Key passam a sensação de dramaticidade, as fotos em High Key são excelentes para transmitir a sensação de alegria e emoções positivas. Veja abaixo um exemplo de High Key:

Como fazer uma fotografia High Key
Foto: Mark Frost

Bem, agora que deixamos claro o que são as técnicas de fotografia Low Key e High Key, assista o vídeo do Peter Coulson em que ele mostra como fazer o High Key com apenas uma luz. Para fazer as fotos ele usou uma lente 80mm, velocidade 1/160, abertura f/8, ISO 100 e um refletor parabólico (mas pode ser também um Beauty Dish). O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português. Bom aprendizado! Ah, e siga o canal do Peter no Youtube que tem um monte de dica bacana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *