Se você está procurando criar um retrato impressionante, você veio ao lugar certo. Porque, neste artigo, vou apresentar um processo simples e passo a passo para criar uma foto Low Key. Na verdade, é a mesma configuração que utilizo ao capturar minhas próprias imagens Low Key.
O que é uma foto Low Key?
Uma foto Low Key tem tons que são principalmente escuros. Como isso:
Diferente de uma fotografia high key (saiba como fazer aqui), onde a maioria dos tons são mais claros do que 50% de cinza. Fotos low key substituem uma sensação leve e arejada por uma aparência mais dramática e temperamental. E seu histograma será agrupado no lado esquerdo do gráfico.
Isso não quer dizer que você está subexpondo o assunto para obter uma aparência low key. Você ainda precisará da exposição correta no rosto. Muitos filmes de ação ou thrillers têm pôsteres com um toque low key. Pense no drama e você está no estádio de como um retrato low key ficará.
O fundo e a iluminação low key
Seu plano de fundo deve ser escuro, geralmente cinza escuro ou preto. E as roupas da pessoa também precisam ser escuras (embora roupas pretas não sejam necessárias). Além disso, evite roupas com padrões, pois isso desviará a atenção do rosto da pessoa.
Defina sua iluminação para criar drama. Eu recomendo a iluminação em loop, iluminação Rembrandt (acesse os links se quiser saber como fazer) ou alguma outra forma de luz lateral. As fotos não precisam ser em preto e branco, embora você possa descobrir que a ausência de cor em imagens low key pode se prestar a esse visual.
Iluminando um retrato low key
Você não precisa usar iluminação artificial para obter um retrato low key. Você sempre pode usar a luz natural dehjnjnm janela. Mas para controlar a luz natural, você deve fechar as cortinas até uma fenda minúscula. Em seguida, com as luzes da sala apagadas, coloque o objeto na luz e exponha para o rosto dele. Você também pode fotografar no estúdio, então vamos mostrar agora com fazer isso.
Criando um retrato low key do zero
Para os exemplos abaixo, usei um softbox, um beauty-dish e um refletor branco. No entanto, como mencionei, você não precisa desse equipamento exato para fazer essas fotos. A engrenagem é apenas uma pequena parte da equação. É como você usa o equipamento que conta!
Tornando o fundo mais escuro
Nesta primeira foto, você verá o modelo contra a parede, fotografado com um padrão de iluminação em forma de borboleta (butterfly). Embora os tons sejam escuros, a imagem em si é muito clara para ser considerada um retrato discreto.
Ao mover o modelo e a luz para longe da parede, você notará que a luz no objeto permanece a mesma, mas o fundo fica mais escuro:
Mova a luz para o lado
Se você mover a luz para o lado em uma posição de iluminação curta, verá que o fundo escurece ainda mais e a foto se torna dramática. Ainda temos um pouco de luz se espalhando em nosso fundo, no entanto:
Adicione uma grade ao seu modificador de iluminação
Ao adicionar uma grade ao seu modificador, você pode controlar a luz ainda mais. A grade restringe a luz a um feixe mais estreito; quando uma grade está no lugar, nenhuma luz salta ao redor ou se espalha pelo seu objeto.
Adicione luz ao cabelo
Embora agora você tenha um efeito discreto muito legal, verá que o cabelo está começando a se misturar com o fundo. Se você deseja separação entre o cabelo e o fundo, é necessário adicionar uma luz de preenchimento. Você poderia usar um refletor, mas uma segunda luz oferece mais controle. Para a foto abaixo, adicionei uma faixa de luz do outro lado do objeto (oposto à luz principal).
Certifique-se de que a luz do cabelo não atinge suas lentes; caso contrário, você obterá flare. Use uma grade ou uma bandeira para bloquear seu modificador, se necessário.
Retratos discretos: certifique-se de praticar!
Esperançosamente, essas etapas irão ajudá-lo a criar seus próprios retratos low key. O truque é controlar a luz para escurecer o ambiente. Use o truque da cortina estreita se você não tiver luzes. Você pode até tentar colocar um flash fora de uma janela para substituir a fonte de luz natural para obter mais controle. Boa sorte com seus retratos! Agora é com você.
Sean McCormack é fotógrafo em Galway, na Irlanda. Ele fotografa há quase 20 anos e adora retratos, paisagens e viajar sempre que pode. Ele escreveu alguns livros sobre o Lightroom. Este artigo foi publicado originalmente aqui.