Além de usar um fundo infinito branco, preto ou cinza, clássicos na fotografia de estúdio, uma alternativa muito versátil e bonita, são os fundos com texturas, principalmente, os manchados. Não à toa, eles frequentemente aparecem em ensaios de grandes marcas, como a Vogue. Porém, comprar um fundo fotográfico manchado pronto pode custar entre R$ 300 a R$ 1.500, dependendo do tamanho e do fabricante. Por isso, se liga neste “Faça você mesmo“, onde o fotógrafo Jake Hicks ensina 6 passos para fazer um fundo fotográfico manchado de maneira muito fácil e barata.
O que você precisará
- Uma cortina Blackout grande
- Tinta preta
- Pincel ou rolo grande
- Esponja grande
- Giz branco
Passo 1
Coloque um pouco de jornal velho ou folhas de pintura no chão primeiro, depois abra a cortina da janela e certifique-se de que nenhum pedaço do piso fique exposto. Caso contrário, a tinta do quadro-negro pode cair no chão e a remoção da tinta preta é um pesadelo.
Passo 2
Abra a tinta do quadro-negro e comece a pintar generosamente em um lado da cortina da janela. Lembre-se de que você pintará na parte frontal (tecido) para que a tinta seja absorvida. Como eu disse, seja liberal com a tinta que usar.
Passo 3
Sua cortina de janela é bastante porosa, então, embora ela tenha absorvido um pouco da tinta, o revestimento plástico a impediu de ir a qualquer lugar. Depois de terminar de pintar, você pode deixá-lo secar no chão. Ou, se você não tiver espaço, pode simplesmente pendurá-lo.
Passo 4
Quando a cortina estiver seca (normalmente apenas algumas horas), você pode começar a cobri-la com giz. Não vou mentir, essa parte leva algum tempo com os giz de mão menores como eu estava usando. Também recomendo fazer isso em uma área bem ventilada, pois haverá uma boa quantidade de pó de giz flutuando. Infelizmente, não existe uma técnica mágica para isso. Apenas fique de joelhos e comece a cobrir a coisa com o máximo de giz que puder.
Dica profissional : preste muita atenção à superfície sob sua cortina ao cobri-la com giz. Se a superfície não for plana ou tiver saliências, isso ficará visível ao cobrir a persiana com giz.
Passo 5
Depois de cobrir sua cortina com giz, é hora de esfregar e esmaecer um pouco. Pegue sua grande esponja SECA e comece a esfregar nas marcas de giz. Com a fricção suficiente, o giz agora deve ser muito menos uniforme visualmente e você deve ter um padrão de aparência bastante turva em vez de um chão de fábrica de giz.
Passo 6
Você acabou e agora pode parar de chamá-lo de cortina de janela e, em vez disso, começar a chamá-lo de fundo fotográfico. Simplesmente pendure atrás de seus assuntos e comece a fotografar com ele.
Usando o fundo fotográfico manchado
Eu tendo a posicionar o modelo alguns metros de distância dele e fotografar em f / 2.8 para realmente garantir que o fundo está completamente fora de foco.
Eu também raramente acendo separadamente. Qualquer luz que incida sobre o fundo fotográfico é apenas luz residual da luz principal ou da luz de preenchimento. Dessa forma, o fundo fica bastante escuro e não distrai o visualizador do assunto. Lembre-se de que seu pano de fundo é real bastante “ocupado” visualmente e com uma boa quantidade de detalhes. Isso pode facilmente sobrecarregar o visualizador, portanto, mantê-lo escuro e fora de foco garante que ele complemente e não domine a cena.