Como fazer excelentes retratos sem um estúdio de fotografia caro

“Ser rápido é o meu negócio”, diz o fotógrafo de celebridades francês Philippe Echaroux. Embaixador da Hasselblad e da Elinchrom, Philippe ensina uma forma muito simples e barata de fazer grandes retratos sem um estúdio de fotografia caro. Por gostar de simplicidade e fluidez em seu trabalho, Echaroux abandonou o estúdio de luxo por uma configuração enxuta num canto de uma sala.

estúdio de fotografia | Frederick | Foto: Philippe Echaroux
Frederick | Foto: Philippe Echaroux

Sua intenção é provar que as limitações muitas vezes podem servir como um impulso criativo. “Eu gosto da ideia de desafiar a mim mesmo e sair de minha zona de conforto”, diz. Na sessão com poucos equipamentos, os modelos inicialmente ficaram surpresos e hesitantes, podem Echaroux explicou-lhes que aquilo era uma experiência.

“Eu realmente acho que não teria feito o mesmo retrato no estúdio de fotografia”, disse o fotógrafo ao DigitalRev.

Isabelle Recadre | Foto: Philippe Echaroux

E quais as configurações para os retratos? O “estúdio” foi montado na escada do lado de fora do estúdio de luxo, ao lado de um elevador. “O espaço era tão apertado que tivemos que prestar atenção às pessoas que saiam do elevador, uma vez que um passo em falso poderia facilmente ter derrubado a minha luz”. Para o fundo, ele usou uma blusa preta de uma mulher que estava no local. Colou um painel preto com cola bastão na parede para minimizar o reflexo da superfície branca:

Como falamos no início sobre as marcas das quais Echaroux é embaixador, ele usou uma câmera médio formato Hasselblad H5D-50c com uma lente 100 milímetros f/2.2, o que proporcionou uma profundidade de campo mais rasa (mais desfoque no fundo), e apenas um flash portátil, o Elinchrom ELB 400.

Jean Paul | Foto: Philippe Echaroux
Foto: Philippe Echaroux
Foto: Philippe Echaroux

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos os salários de nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Sair da versão mobile