Como fazer fotos que parecem pintura com técnica de timelapse

Na última semana, muita gente ficou curiosa em relação às fotos feitas a partir das técnicas de timelapse. O incrível dessas imagens é que elas se parecem com pinturas. Então o fotógrafo cearense Douglas Chaves resolveu criar, com exclusividade para o iPhoto Channel, um tutorial mostrando passo a passo como fazer esse tipo de fotografia. Confira as dicas de fotografia abaixo, com vídeo mostrando o processo de edição e o passo a passo logo em seguida.

Equipamento necessário:

  1. Uma câmera e um intervalômetro. Este acessório programa o intervalo de tempo em que a câmera fotografa, por exemplo, a cada 5 segundos, a cada um minuto, etc. Como sou usuário da Canon, uso o software gratuito chamado Magic Lantern, ele me dá a possibilidade de configurar intervalos entre cada foto direto da câmera. Sugiro que pesquise bem antes de instala-lo em sua câmera.
Foto: Douglas Chaves
  1. Um tripé, nosso melhor amigo! Tenha em mente que a sua câmara permanecerá na mesma posição por alguns minutos (ou horas). Então a câmera deve estar fixa e bem firme.

Como fazer:

  1. Configurando a câmera: sempre use o modo Manual (exposição, balanço de branco, ISO, abertura e foco). Assim você não terá diferença entre as imagens.
Foto: Douglas Chaves
  1. Intervalo entre cada imagem: Geralmente, utilizo um intervalo entre 3 e 4 segundos. Faço em média de 100 a 200 imagens. Você pode diminuir o intervalo entre as imagens e também pode aumentar a quantidade, isso vai depender do efeito que queira na imagem.
  2. Editando as fotos: Eu uso o Adobe Lightroom para o primeiro processo de correções básicas e, em seguida, o Adobe Photoshop para fazer o empilhamento e finalização.
  3. Paciência: Bom, para fazer imagens utilizando essa técnica você deve ter paciência, pois você vai gastar tempo na captura e na edição. Faça com amor e dedicação, e obtenha ótimos resultados.
Foto: Douglas Chaves
Sair da versão mobile