Esta é daquelas dicas “faça você mesmo” que a fotografia possibilita. E não é complicada depois que você consegue os componentes certos. Primeiro de tudo, você precisa ter um filtro UV (por exemplo, é possível encontrar on-line para venda em lojas como a Ali Express).
Como estes filtros funcionam: a maioria das luzes emitem iluminação no espectro visível (390-700 nm) e um pouco de luz no espectro ultravioleta (300-400 nm). Estes filtros bloqueiam o espectro de luz visível e permitem que apenas a luz ultra-violeta passe.
Agora vamos ao passo a passo de como criar uma fotografia de luz negra. Aqui estão os suprimentos necessários:
– Um flash (aqui foi usado um par FIL-105, mas podem ser usados outros semelhantes)
– Filtro ultravioleta
– Fita adesiva
– Pintura corporal para luz negra (UV)
Agora, quando se trata de flash dedicado, pode ficar um pouco mais complicado. Alguns flashes, especialmente de alta qualidade, como os Canon e Nikon, têm filtros de bloqueio UV. Estes flashes exigem a remoção do filtro para trabalhar com fotografia luz negra. No caso do YN560-III não foi preciso fazer isso, porque ele não tem bloqueio do filtro UV. Então, antes de tudo, informe-se sobre a necessidade ou não de fazer este ajuste no seu flash.
A configuração luz pode ser realmente simples. O fotógrafo Gvido Mūrnieks usou 2 FIL-105 com UV. “Porque estes flashes sincronizam opticamente, então eu uso o YN 560-III na potência mais baixa para dispará-los”, explica Mūrnieks. Aqui o diagrama da configuração de iluminação:
E a foto da configuração de iluminação no local:
Segundo o fotógrafo, é bom evitar lâmpadas UV incandescentes e luzes LED UV – estas são usados em últimos casos. Mas também é possível, como no vídeo:
Confira mais fotos de Gvido Murnieks clicando aqui.
FONTE: DIY