Como fazer a luz de Rembrandt?

A luz de Rembrandt é uma técnica de iluminação que se baseia no princípio do claro-escuro: o uso de contrastes na iluminação ajuda a aumentar a sensação de dimensionalidade das suas imagens. É uma das técnicas de iluminação de retrato mais populares devido a funcionar muito bem em vários tipos de rostos.

A técnica recebeu o nome de Rembrandt Harmenszoon van Rijn, o mestre holandês da pintura do século XVII cujos temas de retratos frequentemente exibiam esse padrão de iluminação. Um assunto iluminado com iluminação Rembrandt é caracterizado pelo seguinte:

Quando feita corretamente, a luz de Rembrandt pode se assemelhar à luz da janela e dá uma aparência natural aos seus retratos. Isso faz sentido, pois essa era a única fonte de luz que estava consistentemente disponível durante o tempo de Rembrandt, com exceção da luz de velas.

Felizmente, a iluminação Rembrandt requer apenas uma quantidade mínima de equipamento, tornando-a uma das técnicas de iluminação de retrato mais fáceis de realizar (e provavelmente contribuindo para sua popularidade). Tudo o que você realmente precisa é de uma única fonte luz, mas certifique-se de que ela seja difusa para obter os melhores resultados.

A luz de Rembrandt / Foto: Inez & Vinoodh

Posicione a luz principal ao lado do assunto e incline-a em aproximadamente 45 graus. Você desejará aumentar a luz principal para que ela também seja direcionada para o assunto em um ângulo leve. Isto é para imitar o ângulo de luz da janela. Quando estiver pronto para começar a fotografar seu assunto, posicione-se diretamente na frente de seu assunto e faça com que ele fique de frente para a luz principal. Se feito corretamente, você verá o triângulo Rembrandt no lado do rosto do seu assunto mais distante da luz principal. 

Não tenha medo de ajustar a posição da cabeça do seu assunto, se necessário. Se você estiver procurando um visual mais contrastante e dramático, considere adicionar uma grade à sua luz principal para controlar a propagação da luz ou um preenchimento negativo (como uma cartolina preta grande) no lado da sombra do assunto.

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