Como evitar 4 erros comuns no Instagram?
O Instagram se tornou a rede social mais queridinha dos fotógrafos. Mas cometer alguns erros pode comprometer o engajamento e até a sua reputação. Veja os 4 principais erros:
1. Usar muitas hashtags genéricas
Normalmente os fotógrafos acham que é uma boa estratégia inserir um monte de hashtags nos posts para alcançar mais seguidores. Apesar de conseguir mais visualizações, seus posts atingem um público que não vai curtir, seguir ou comentar suas fotos. Ou seja, é uma estratégia que não gera engajamento. Outra dica importante também é a quantidade de hashtags. Use no máximo 5 hashtags na descrição de cada postagem.
2. Fazer postagens nos horários errados
Qual é o horário que meus seguidores vão ver meus posts? Bem, uma ótima estratégia é fazer postagens em horários diferentes e identificar em que momento a maioria dos seus seguidores ficam online. Uma boa sugestão é fazer 3 posts distribuídos ao longo do dia: manhã, tarde e noite. Se necessário, nos primeiros dias, vá alternando uma hora para mais ou para menos até encontrar o horário que seus posts vão bombar.
3. Postar muitas fotos no mesmo horário
Quando você encontrar o melhor horário para fazer os posts não exagere na dose postando dezenas de fotos. Nada disso! Se fizer isso, o Instagram pode considera-las como Spam e não mostrar no feed dos seus seguidores. No horário nobre do seu público poste a foto ou a mensagem mais importante para transmitir no dia. Os outros conteúdos menos importantes, publique em outros períodos.
4. Não planejar o conteúdo
Esse é um dos erros mais comuns no Instagram. Boas fotos e bons conteúdos podem fazer seu Instagram bombar. Por isso, é fundamental planejar cada postagem e definir seus objetivos. Evite fazer posts ao acaso, sem uma estratégia bem definida. Se você não planejar, cada post corre o risco de passar uma mensagem diferente e sem convergência para um objetivo. Exemplo: se você quer divulgar mais seus ensaios pré-wedding não adianta postar apenas uma imagem na semana e nada mais. O certo é montar uma campanha. Separe 5 imagens do seu portfolio de pré-wedding e poste uma foto cada dia da semana, como se fosse uma série. Isso vai reforçar um conceito e posicionamento de sua marca e trabalho.