Como eu fiz a foto Destaque Fotografia de bebês Por detrás da foto

Simone Silvério: como eu fiz a foto

O grande desafio para os fotógrafos de Newborn é compor poses lindas, mas que ao mesmo tempo não coloquem em risco a segurança do recém-nascido. Convidados a fotógrafa Simone Silvério para nos contar alguns truques de poses de Newborn. Ela nos revela “Como eu fiz essa foto”.

O segmento de newborn vem crescendo a cada dia. Muitas mães querem registrar os primeiros dias de vida do bebê e guardar para sempre essas lembranças. O grande desafio para os fotógrafos da área é compor poses lindas, mas que ao mesmo tempo não coloquem em risco a segurança do recém-nascido. Muitas vezes, essa é uma tarefa difícil.

Convidados a fotógrafa Simone Silvério para nos mostrar alguns truques de poses de newborn. Ela inaugura, aqui no Photo Channel, a série “Como eu fiz essa foto”.

Simone nos oferece duas imagens. Na primeira, ela mostra como é feita a famosa foto do bebê em um casulo, pendurado num galho. Para não colocar a criança em risco, é preciso realizar uma montagem com várias imagens.

SimoneSilverio_montagem_tronco_002

A primeira delas foi segurando o bebê posicionado dentro do saco, a uma altura de não mais que 30cm do pufe e com uma assistente ao lado, amparando o bebê. Mas as mãos que seguravam o saco ficaram na imagem, e Simone precisava da parte de cima do saco, com o nó preso ao galho e bem acabado.

SimoneSilverio_montagem_tronco_003

Então, na sequência, ela fez o nó e montou a cena com uma boneca de tamanho e peso semelhantes ao do bebê. Ainda faltava uma foto do fundo para preencher as áreas dos braços e do pufe que apareciam na imagem original.

SimoneSilverio_montagem_tronco_004

A fotógrafa pediu para a assistente colocar a mão no lugar onde antes estava o bebê,  fez o foco e esperou ela retirar a mão para fazer a foto do fundo desfocado.

SimoneSilverio_montagem_tronco_001

O detalhe mais importante de tudo isso: todos os cliques foram feitos na mesma posição, com configurações de câmera idênticas, usando a mesma lente e a mesma luz. Depois, Simone juntou todas as imagens em um único arquivo de Photoshop, empilhadas como camadas e perfeitamente alinhadas, e foi controlando, através de máscaras, quais partes de cada imagem iam ficar aparentes para compor a imagem final (acima). As imagens foram feitas com uma Canon 5D Mark III, lente 50mm 1.2, ISO 800, 1/125 e  f/1.8.

A próxima fotografia foi feita na casa dos pais do bebê. Eles são criadores e treinadores profissionais de cachorros e queriam muito a foto com a cachorra da família, da raça Dobermann. Apesar dos pais estarem presentes durante todo o tempo, jurando que a cachorra era muito mansa e não faria mal nem à bebê nem à assistente (que precisava ficar posicionada ao lado da cachorra com a mão sobre a bebê para segurá-la), a fotógrafa achou que seria melhor não arriscar!

SimoneSilverio_montagem_dobermann_001

Ela posicionou um caixote com a bebê dentro e sua assistente ao lado, levantando a mão apenas para o clique.

SimoneSilverio_montagem_dobermann_004

SimoneSilverio_montagem_dobermann_003

Depois tiraram a bebê, deixando o caixote com a manta exatamente no mesmo lugar e trouxeram a cachorra. Para fazer com que ela olhasse na direção em que antes estava o bebê, foi colocado um petisco dentro do caixote.

SimoneSilverio_montagem_dobermann_002

A técnica para fazer a montagem no Photoshop foi a mesma da imagem anterior: juntar as duas imagens em um mesmo arquivo e esconder com máscaras a parte que não vai aparecer. E a captura, sempre com as mesmas configurações de câmera e a mesma iluminação. Neste caso, foi usada uma Canon 5D Mark III, lente 50mm 1.2, ISO 400, 1/160 e  f/2.8.

fotografia_de_newborn_iphoto_editora