Não é de hoje que a beleza é uma exigência cotidiana na vida das mulheres, certamente. Desde tempos egípcios as mulheres já se produziam e maquiavam. Mas o curioso é que também não é de hoje a edição de beleza em fotografias femininas. Desde o início da fotografia se faz modificações estéticas, hoje bem conhecidas pela popularização do Photoshop.
Nas fotos desta matéria, é possível notar como se fazia o tratamento de pele em fotos de 1800. O fotógrafo britânico Tony Richards possui algumas placas antigas que provavelmente foram feitas durante a era vitoriana. A inspeção próxima das placas revela o retoque que foi feito para os retratos depois que eles foram clicados.
Richards descobriu que as placas têm o que parecem ser “marcas de lápis” no lado da emulsão – os retocadores riscaram as fotos permanentemente nas placas de vidro originais. “Olhando bem de perto, os resultados são o oposto do que foi originalmente planejado para a versão impressa das fotos”, escreve Richards.
No close-up, a pele das moças está toda riscada, literalmente, parecendo cicatrizes e manchas – o contrário do padrão de beleza. Ainda bem que a tecnologia evoluiu o suficiente para não precisarmos mais dessas edições tão destrutivas em novos originais, não é mesmo?
FONTE: PETAPIXEL