Dicas de Fotografia

Como criar um estúdio fotográfico no estilo “faça você mesmo”

Está sem grana para montar um estúdio? Trazemos hoje as dicas do Cooperative of Photography, que ensina técnicas incríveis do tipo “faça você mesmo” para a montagem de configurações simples e baratas de um estúdio fotográfico – principalmente para fotografia still (produtos). Veja o vídeo abaixo, os textos explicativos com as configurações e os resultados das fotos do estúdio fotográfico caseiro.

“Não importa quanto espaço você tem, é o que você faz com ele que conta!”, diz o COOPh.

1. Objeto pequeno

Se você quiser fotografar algum objeto pequeno, essa é a opção mais fácil de fazer. A primeira dica é simplificar com fundos consistentes, de uma cor só ou duas. Para iluminar, basta possuir uma lâmpada com um suporte; também para o fundo pode ser usado um pano ou papel e, no caso de querer imitar o efeito de softbox, um papel manteiga é útil como difusor.

iphoto-como-fazer-um-home-estudio-fotografico (4)

No vídeo, eles mostram como, através de um simples suporte, também é possível usar diversos tipos de papéis para modificar a luz.

2. Objeto médio

Com um objeto um pouco maior, há necessidade de aumentar também o fundo e ter uma maior fonte de luz. Usando um rolo de papel branco para o fundo colado à parede, você pode posicionar seu estúdio improvisado do lado de uma janela. Para ajudar no controle da luz, um rebatedor pode ser feito com papel alumínio.

iphoto-como-fazer-um-home-estudio-fotografico (3)

Para usar o seu flash pop-up, corte um pote plástico branco em formato de L da forma que é mostrada no vídeo, assim você difunde a luz do flash, deixando a iluminação mais suave.

iphoto-como-fazer-um-home-estudio-fotografico (5)

3. Objeto grande

Para o objeto grande, é preciso primeiro encontrar uma parede de cor só, na qual a cor seja consistente por toda extensão. Para criar um softbox, use um balde plástico preto de seja fácil de cortar. Corte no fundo de forma que sua lâmpada caiba, e você vai fixar a lâmpada dentro do balde com fita. Depois, em frente ao balde, coloque papel manteiga.

iphoto-como-fazer-um-home-estudio-fotografico (2)
iphoto-como-fazer-um-home-estudio-fotografico (6)