Dicas de Fotografia

Como criar texturas impactantes em fotos e selfies?

A dica de hoje é pra quem ama texturas nas fotos! As texturas dão um toque artístico e misterioso nas imagens. E é possível criar e testar centenas de possibilidades. Eu gosto de usar objetos vazados ou furados, como peneiras, tecidos de renda, tapetes, etc. Depois é só buscar uma iluminação, eu prefiro a luz do sol, para iluminar bem a nossa foto.

O melhor horário para fazer essa foto é no final da tarde, quando o sol está em um ângulo de 45º. Nesse horário, a luz preenche de forma mais homogênea e frontal o nosso rosto. Após colocar o objeto furado ou vazado na frente da cena, a luz do Sol funciona como um de projetor de sombras e luz criando texturas incríveis. Vamos ver dois exemplos com esse conceito que fiz recentemente:

Textura criada com um trilho de mesa de crochê no varal com a incidência da luz

Para fazer a foto acima, eu pendurei um trilho de mesa de crochê no varal de minha casa. Posicionei ele para que ficasse exatamente onde o Sol estava batendo naquele momento, e então me posicionei atrás dele para que sua sombra fosse projetada em meu rosto. O resultado ficou incrível! Veja abaixo um vídeo com o making-of. Mas sempre lembre de fazer um exercício de observação antes fazer essa foto. Veja quais horários aquela determinada luz entra naquele espaço, quanto tempo ela dura e como se comporta em dias mais frios ou mais quentes.

Já nesta outra imagem abaixo utilizei um cardigan de linho (casaco feminino). Ele tem texturas de bolinhas, por isso deixa as sombras bem pequenas. Dá super certo também com blusas de renda. Para fazer a foto, “entre” dentro da blusa usando ela como se fosse um chapéu, assim a luz do Sol vai passar pelos furos e projetar as sombras em nosso rosto.

Gostou das ideias? São apenas alguns exemplos do que é possível criar com esse truque. As possibilidades de sombras são infinitas. Cada objeto tem sua particularidade. Você pode usar até mesmo sombras de árvores, galhos e flores para sua composição, como fiz na foto abaixo:

Objetos de materiais mais densos dão sombras mais duras e marcadas, como o crochê, por exemplo. Já os materiais mais finos e transparentes, como peneiras, dão sombras mais sutis e suaves. Outra dica legal é que quanto maior for o seu objeto, maior será sua área para trabalhar com a sombra. Agora é só fotografar, soltar o carão, caprichar na pose e fazer aquela selfie perfeita!