Tendência

Como criar facilmente postagens mais envolventes no Instagram

Quero mostrar a vocês um aplicativo iOS chamado SCRL que uso para criar facilmente aquelas publicações panorâmicas divertidas e passíveis de deslizar no Instagram usando um iPhone.

Eu sei eu sei. Você provavelmente está revirando os olhos, pensando que esta é mais uma postagem para ajudá-lo a manipular os algoritmos do Instagram e obter “todos os gostos” ou algo nesse sentido. Felizmente, não haverá nenhum jogo de algoritmos ou uma lista de táticas enfadonhas que você precisa seguir para aumentar sua contagem de seguidores.

Nota lateral: infelizmente, o desenvolvedor só faz aplicativos iOS. No entanto, ficaria chocado se não houvesse um aplicativo equivalente ao Android que possa fazer a mesma coisa. Ainda assim, peço desculpas por não ser capaz de mostrar um fluxo de trabalho do Android neste vídeo tutorial.

O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português nas Configurações do YouTube

É bem sabido que a moeda com que todos lidamos quando compartilhamos qualquer coisa nas redes sociais é a atenção. Se sua foto pode fazer com que alguém pare de rolar o dedo, você superou o primeiro – e possivelmente o mais difícil – obstáculo. 

Embora uma maneira infalível de fazer isso seja compartilhar uma foto visualmente atraente, eu gosto de dar um passo adiante, aproveitando a postagem do carrossel IG para mergulhar um pouco mais o visualizador. Ao fazer um visualizador deslizar para a esquerda e para a direita, você está quebrando o padrão de rolar as fotos sem pensar, fazendo com que eles se envolvam com sua postagem de uma forma mais significativa.

Você pode levar a ação de deslizar um passo adiante, colocando metodicamente o assunto principal em um quadro subsequente dentro de seu carrossel. Por um lado, é um pouco simplista, certo? No entanto, eu diria que quando você combina essa técnica de deslizar com o tipo certo de imagem – onde o visualizador descobre algo no próximo quadro – pode ser uma experiência deliciosa para eles. 

Vamos usar este post como exemplo. Inicialmente, a foto é bem sem graça. Mas, quando você desliza, é saudado por uma abelha no meio do voo. Esse tipo de capricho pode ressoar com muitos espectadores. E você sempre pode direcionar a legenda de sua postagem com um empurrãozinho para que eles deslizem para que saibam que devem tomar a ação.

Novamente, essa técnica não tem o objetivo de burlar o sistema e você não deve ter nenhuma noção sobre como se tornar viral ao usá-la. Eu só queria compartilhar um processo que uso com algumas das minhas fotos para torná-las um pouco mais divertidas e interativas para meus visualizadores, e espero que vocês gostem também!

Sobre o autor: Brian Matiash é um professor de fotografia e sua paixão é servir a outros fotógrafos, ajudando-os a desenvolver suas próprias atividades visuais. Se inscreva-se no canal de Brian no YouTube para ver mais tutoriais e confira seu site para acompanhar novos artigos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.