O site Digital Photo Mentor publicou um artigo excelente e muito detalhado explicando 6 configurações essenciais que você precisa saber para conseguir fazer fotos mais nítidas. Diz o texto: “Acertar o foco e tirar fotos mais nítidas é um problema comum entre os fotógrafos. Portanto, neste tutorial, daremos algumas dicas e as configurações da câmera que você precisará saber para encontrar o foco e obter fotos cada vez mais nítidas.
Algumas das configurações da câmera e dicas para encontrar o foco e obter fotos mais nítidas incluem:
- Modo de foco (único, contínuo, automático – AF-S, AF-C e AF-A)
- Modo de ponto de foco (quando usar ponto único, quando usar zona / multi, quando usar automático)
- Modo de direção (único ou contínuo, quando usar cada um)
- Usando uma grande abertura , especialmente com pouca luz
- Concentre-se em uma área com contraste
- Concentre-se nos olhos de uma pessoa
Existem várias configurações diferentes em sua câmera relacionadas à obtenção de imagens nítidas. Você precisa escolher o mais adequado para cada situação em que possa estar fotografando. Vamos examiná-los um por um, para que você saiba quais configurações aplicar em vários cenários diferentes.
6 dicas e configurações de câmera que você precisa saber para obter fotos mais nítidas
# 1 Escolha o modo de foco apropriado
A maioria das câmeras DSLR e sem espelho (bem como muitas câmeras compactas) tem uma configuração para o Modo de Foco. Isso permite que você escolha como a câmera foca de acordo com o assunto, travando no assunto pretendido ou rastreando-o conforme ele se move.
Geralmente, existem quatro modos de foco (algumas câmeras têm mais):
- Modo de foco de disparo único: denominado One-Shot nas câmeras Canon, AF-S na Nikon e Sony, AFS na Pentax e S-AF na Olympus.
- Modo de foco contínuo: denominado AI Servo na Canon, AF-C na Nikon e Sony, AFC na Pentax e C-AF na Olympus.
- Modo de foco automático: denominado AI Focus na Canon, AF-A na Nikon e Sony, AFA na Pentax.
- Foco manual: praticamente o mesmo em todas as câmeras – M.
Nota: Seria muito bom se todos os fabricantes de câmeras pudessem se reunir e usar os mesmos nomes, certo ?!
Ok, ótimo, então o que tudo isso significa?
Bem, em um mundo perfeito, você poderia simplesmente escolher o modo de foco automático e deixar a câmera fazer todo o trabalho por você.
Mas, se você estiver usando sua DSLR por um tempo, provavelmente você se afastou da maioria das configurações automáticas por um motivo – às vezes, e freqüentemente, a câmera se engana. Isso não é exceção.
Essa configuração (AF-A ou AI Focus) é considerada a melhor dos dois mundos, mas na realidade, a maioria dos fotógrafos nunca a usa porque a câmera geralmente escolhe errado. Portanto, ele tentará rastrear o foco em um objeto estacionário e não travará o foco para você – ou poderá não captar um objeto em movimento de maneira adequada.
Modo de foco único
Este modo é melhor usado para focar em objetos fixos, qualquer coisa que não esteja se movendo,
A câmera irá ativar o foco automático e travar o foco quando você pressionar o botão do obturador até a metade.
Você pode ouvir um bipe quando a Trava de Foco é atingida (normalmente você pode desabilitar isso se isso te incomoda tanto quanto me incomoda, olhe no menu da câmera em sons).
Este modo também é melhor combinado com o uso de um único ponto de foco (mais sobre isso a seguir).
Modo de foco contínuo
A focagem contínua é melhor para objetos em movimento, especialmente aqueles que se afastam ou estão em direção à câmera.
Pressionar o botão do obturador até a metade neste modo ativará o foco automático, mas nunca dará a trava de foco.
Em vez disso, a câmera continuará a ajustar o foco no assunto, conforme ele se move.
Isso é ideal para fotografar esportes, crianças que se movem rapidamente, animais de estimação, etc., em qualquer lugar onde haja ação. Este modo é mais bem combinado com uma zona ou área de foco de múltiplos pontos (mais sobre isso em # 2 abaixo).
Modo de foco automático
Essa configuração é considerada o melhor dos dois mundos. A frase-chave é “deveria haver”!
Neste modo, a câmera escolherá o modo de foco Único ou Contínuo para você, com base na avaliação do assunto.
O problema é – assim como qualquer configuração automática – há uma chance de a câmera errar e você acabar com uma foto borrada.
Infelizmente, não consigo pensar em nenhum profissional que conheço que use esse modo – certamente não. Geralmente é o pior dos dois mundos e, frequentemente, mais fotos estão fora de foco do que com foco nítido. Portanto, sua melhor opção é selecionar um dos dois modos acima.
Algumas câmeras têm um botão de troca rápida para alternar entre elas (os Cânones têm) ou você pode fazer uma configuração personalizada para cada uma. Mais uma vez, consulte o manual do usuário para ver o que sua câmera pode fazer.Nota: Se você não tiver o manual do usuário impresso, ou não conseguir encontrá-lo, faça uma pesquisa no Google pelo nome, número do modelo e as palavras “manual do usuário” da sua câmera e você deverá encontrar uma cópia do PDF. Baixe e coloque no seu smartphone para tê-lo sempre com você como referência. Também é pesquisável, o que torna mais fácil encontrar coisas específicas, como personalizar configurações.
Modo de Foco Manual
Este deve ser bastante autoexplicativo, mas deixe claro que o Foco Manual e o Modo de Fotografia Manual NÃO são os mesmos!
O modo de disparo manual e o foco manual NÃO são iguais e não precisam ser combinados.
Costumo ver confusão entre os dois – Modo de Fotografia Manual e Foco Manual. Muitas vezes eu ouço meus alunos me dizerem que eles deveriam atirar “todo manual” e eles interpretaram isso como um foco também. Deixe-me dizer isso aqui:
Você NÃO precisa usar o Foco Manual se estiver fotografando no Modo Manual para exposição !! Você PODE, mas não é necessário ou obrigatório para isso.
Para focar a câmera neste modo, você precisa girar fisicamente o anel de foco em sua lente.
Este modo é útil para fazer coisas como macro fotografia , algumas fotografias noturnas ou quando você quiser usar o foco automático pela primeira vez e depois travá-lo (você pode fazer isso mudando para o Foco manual para desativar o AF para fazer fotos noturnas, por exemplo) .
Pessoalmente, quase nunca uso o Modo de Foco Manual, pois acho muito difícil fazer isso, especialmente em um alvo em movimento. Sua câmera possui um sistema de foco sofisticado – não tenha medo de usá-lo. Você não está trapaceando ao fazer isso!
Se sua câmera tem o modo Live View, ou você está usando uma câmera com um visor eletrônico ( como uma câmera sem espelho mais recente ) que tem assistente de foco ou pico de foco – então o Foco Manual é muito mais fácil e utilizável.
Mas se você estiver usando uma DSLR, pode ser um desafio (especialmente para olhos “maduros” como os meus), então escolha um dos outros modos de foco automático para ajudá-lo.
Portanto, o ponto principal aqui é que escolher o modo de foco de acordo com o assunto é sua melhor opção.
Se o objeto não se move (ou se move de um lado para o outro, mas não muda sua distância até a câmera), escolha a opção 1 acima, foto única (AF-S, One Shot).
Isso lhe dará um belo bloqueio de foco limpo e imagem nítida.
Se o seu assunto está se movendo em direção ou longe de você (ou rapidamente em direções aleatórias, como uma criança), a opção # 2 ou Modo de Foco Contínuo (Servo ou AF-C) é sua melhor aposta.
Se você tiver outra marca de câmera, verifique o manual do usuário para saber mais sobre os modos de foco e como são chamados. Mas, provavelmente eles serão semelhantes aos acima.
# 2 Escolha a configuração do ponto de foco apropriado
Quando você olhar pelo visor da câmera, provavelmente verá vários pontos ou quadrados. Quando você pressiona o botão do obturador até a metade, um ou vários desses pontos se iluminam ou ficam realçados.
Esses são os seus pontos de foco e quais acendem indicam precisamente onde a câmera tentará focar.
Existem três opções comuns para configurar seus pontos de foco (sua câmera pode até ter mais do que isso, mas você sabe o que vou dizer a seguir – leia o manual).
Ponto de foco único
Um único ponto é selecionado por você e a câmera focaliza apenas naquele ponto.
Esta é a melhor escolha para assuntos imóveis. Você tem um controle mais preciso sobre onde o foco é definido. Isso é muito importante quando você está usando uma grande abertura e uma profundidade de campo muito rasa .
O ponto central é chamado de ponto de foco tipo cruzado (isso significa que a câmera procura o contraste horizontal e verticalmente). Enquanto em muitas câmeras, a maioria ou todos os outros pontos vêem o contraste em apenas um eixo (verticalmente).
Se você também escolher o ponto central, ele geralmente fornecerá um foco mais rápido e preciso em situações difíceis. Portanto, se você estiver em um quarto escuro ou fotografando com pouca luz, usar o ponto central ajudará sua câmera a conseguir focar.
Verifique o manual do usuário mais uma vez, para ver que tipo de pontos sua câmera possui fora do centro. Mas saiba que, se você não tiver certeza, sempre poderá usar o do meio para se proteger.
Zona ou pontos multifocais
Nesta configuração, a câmera usa uma área definida de pontos de foco ou uma zona maior (uma parte da cena) para encontrar o foco.
É a melhor opção para assuntos em movimento, pois é mais difícil obter um único ponto em um alvo em movimento.
Você já tentou fotografar uma criança pequena ou um pássaro voando no céu usando o Single Point Focus?
Na melhor das hipóteses, é frustrante e, na pior das hipóteses, você consegue poucos resultados bons. Em vez disso, tente zona ou multiponto e a câmera examinará esses pontos em busca do assunto.
Os resultados variam de câmera para câmera, e algumas são melhores nisso do que outras. Portanto, se fotografar esportes ou alvos móveis (crianças, animais de estimação, etc.) é uma prioridade para você, procure uma câmera que obtenha boas críticas na categoria de foco (foco rápido, número de pontos, foco de rastreamento).
Seleção automática do ponto de foco
Com esta opção, a câmera escolhe em qual ponto focar para você.
As câmeras estão ficando mais inteligentes agora, com coisas como Detecção de Rosto, mas o que costuma acontecer é que o objeto próximo à câmera acaba sendo o mais nítido. Mas, se não era isso que você pretendia – se você queria aquela linda flor atrás da cerca bem afiada e a cerca da frente embaçada – a câmera errou.
Honestamente, a única vez que eu pessoalmente uso essa configuração é quando entrego minha câmera para outra pessoa tirar uma foto minha.
Coloquei tudo no modo automático e espero que funcione. Eu confio na câmera mais do que em outra pessoa (que não conhece minha câmera) para obter o ponto de foco correto em mim.
Tenho mais fotos fora de foco de mim mesma do que gostaria de discutir.
Na maior parte do tempo, minha câmera permanece no foco de ponto único. Quando estou filmando algo em movimento, geralmente mudo para o foco da zona.
Isso deve ajudá-lo a decidir o que é certo para o que você está fotografando.
Aqui está outro artigo sobre o foco automático que pode ajudar a explicar alguns destes termos: Compreendendo o foco automático da câmera
# 3 Escolha o modo de direção apropriado
A próxima configuração que você deseja aprender é o Modo de direção. Existem três comuns:
- Quadro único
- Baixo contínuo (burst lento)
- Alta contínua (explosão rápida)
Correr com mais frequência não resulta em nada nítido, adequadamente exposto ou bem composto. Leia mais sobre como desacelerar neste artigo: Você espera pelo momento decisivo ou você pulveriza e ora?NOTA: Embora os nomes sejam iguais aos modos de foco, eles são muito diferentes e ambos precisam de sua atenção!
Modo de disparo único
Neste modo, a câmera fará uma única exposição quando você pressionar totalmente o botão do obturador.
Mesmo mantendo o botão pressionado, você terá apenas uma foto. Portanto, este modo é a melhor escolha para assuntos imóveis.
Tire uma foto, revise-a, não tenha pressa, ajuste suas configurações e tire outra foto, se necessário. Você não precisa disparar fotos em alta velocidade de um prédio – isso consome memória, causa pesadelos de edição posteriormente e o prédio não vai a lugar nenhum.
Freqüentemente, os iniciantes sentem a necessidade de disparar rapidamente ou tirar várias imagens na esperança de obter uma delas em foco. Não seja essa pessoa.
A melhor abordagem é desacelerar, atirar um de cada vez e acertar da primeira vez.
Modo de disparo contínuo ou de alta velocidade
Pressionar e segurar o botão do obturador no modo Contínuo ou Burst resultará em sua câmera fotografar uma série de imagens.
Por exemplo, se você está fotografando esportes, uma criança em movimento rápido ou fazendo um tipo de foto panorâmica – todos esses são bons exemplos de quando a alta velocidade contínua é uma boa escolha. Mas para a maioria das coisas, especialmente aquelas que não se movem, mantenha-se na posição única.
A quantidade de fotos que a câmera tira depende da taxa de quadros por segundo da câmera (ou fps – varia de 3 a 12 imagens por segundo). Consulte o manual do usuário novamente para encontrar a taxa de fps da sua câmera.
Claramente, o modo de avanço contínuo ou burst de alta velocidade é a escolha óbvia para fotografar assuntos em movimento. Isso aumenta sua chance de capturar o pico da ação e obter uma imagem nítida.
Existem também outras opções no Modo de unidade, incluindo o temporizador. Isso permite que você pressione o botão e a câmera tire a foto alguns segundos depois.
Isso pode ser útil se você estiver usando um tripé, pois apenas pressionar o botão do obturador pode causar trepidação da câmera, causando uma imagem borrada. Também é útil se você não tiver um controle remoto ou se quiser entrar na foto sozinho.
Portanto, use um disparador remoto, se tiver um, ou o temporizador, que permitem que a câmera dispare sem tocá-la, mantendo sua foto bonita e nítida .
O que você pode fazer sem a configuração da câmera para imagens mais nítidas:
Os últimos três pontos não são configurações da câmera, mas coisas necessárias para obter as fotos mais nítidas mesmo nas situações mais difíceis. Vamos cavar.
# 4 Use uma grande abertura
Ok, então a abertura é uma configuração da câmera, mas esta é específica para problemas de foco, especialmente em condições de pouca luz .
Se você está fotografando com pouca luz e tem dificuldade em enxergar, sua câmera também está. Se sua câmera não consegue ver, então não consegue focalizar.
Então, ao escolher a maior abertura possível em sua lente – ou melhor ainda, mudar para uma com uma abertura bem ampla, como 35mm ou 50mm f / 1.8 – permitirá que mais luz entre na câmera.
Mais luz passando pela lente ajudará sua câmera a ver e focalizar melhor.
É por isso que a maioria das lentes profissionais caras têm grandes aberturas, como 24-70 mm f / 2.8, 70-200 mm f / 2.8, etc.
Mas você não precisa desembolsar muito dinheiro por elas – compre uma lente prime simples com uma grande abertura. Eles são leves, relativamente baratos e fáceis de guardar na bolsa quando você precisar de mais luz.
Na imagem acima, usando a lente 50mm f / 1.8, você pode ver a quantidade de luz que passa pela maior abertura (f / 1.8) em comparação com a menor (f / 22).
Mesmo aquele do meio em aproximadamente f / 8, você pode ver como exponencialmente o da esquerda é maior em comparação. É como a pupila do seu olho – o que acontece quando você entra em um quarto escuro? Suas pupilas dilatam ou se abrem, muito grandes.
NOTA: Compare a abertura do meio com a da esquerda acima. Se você está fotografando com uma lente de kit padrão como uma 18-55 mm (ou similar), é provável que na distância focal de 55 mm a abertura do meio seja quase o melhor que você pode fazer com essa lente. Você consegue ver a potência da pequena 50mm f / 1.8 agora?
Isso é o que você deve fazer para que sua câmera ajude a focar.
Nº 5 Concentre-se em uma área de contraste
Isso é algo que vejo os iniciantes lutarem com frequência, e ninguém fala sobre isso!
Para que o foco automático da câmera funcione, ele deve ser capaz de detectar o contraste na área para a qual você está apontando. Conseqüentemente, por que o ponto central é mais preciso e por que você não pode focar em uma parede simples – isso simplesmente não acontecerá.
Portanto, procure uma linha bem definida ou um ponto que tenha áreas claras e escuras e aponte o ponto de foco da câmera para lá. Se você estiver tendo problemas, baixe e imprima este alvo, leve-o com você e segure-o onde seu objeto está para focar antes de atirar.
# 6 Foco nos olhos
Por último, ao fotografar uma pessoa, você sempre quer ter certeza de que algo está em foco – seus olhos.
Mesmo se você estiver usando uma profundidade de campo super rasa e os cílios e as orelhas estiverem fora de foco, tudo bem. Contanto que você tenha os olhos (especificamente a parte da íris / pupila) em foco – sua foto ficará nítida.
Isso ocorre porque os olhos não são apenas as janelas da alma, mas também o lugar para onde os visualizadores de sua imagem irão olhar.
Faça uma experiência em que você enfoca as orelhas e tira os olhos de foco – vê como fica estranho?
Mas e se o assunto estiver um pouco de lado e seus olhos não estiverem à mesma distância da câmera? Nesse caso, certifique-se de que o olho mais próximo da câmera é aquele em que você está focando. Mais uma vez, tente de outra forma apenas para ver, mas acho estranho.
Opção avançada para tirar fotos mais nítidas
Foco do Botão Voltar
Uma opção final é aquela que eu uso quase o tempo todo – Modo de Foco do Botão Voltar.
Diga o quê?!
Normalmente, pressionar o botão do obturador da câmera até a metade ativa o foco automático. Mas muitas câmeras oferecem personalização dessa função com algo chamado Back Button Focus.
Basicamente, o que isso faz é atribuir a função de foco a outro botão da câmera, geralmente um na parte de trás , próximo ao topo da câmera.
Se você quiser experimentar, verifique seu manual para ver como configurar sua câmera ou faça uma busca no YouTube por “botão de foco da câmera X” com o X sendo o modelo de sua câmera. Então, em vez de focar com o botão do obturador, sua câmera focalizará quando você pressionar um na parte de trás da câmera.
Demora um pouco para se acostumar, mas é assim que os atiradores esportivos profissionais fazem. Meu amigo que costumava fotografar para o jornal local me mostrou esse truque anos atrás, e eu deixo minha câmera assim o tempo todo.
Texto publicado originalmente no site Digital Photo Mentor.