Como fazer a composição de fotos com 3 elementos

O fotógrafo Anthony Epes compartilhou em seu blog uma poderosa técnica de como compor fotos que usa 3 elementos. Segundo ele, três é um número mágico para os olhos, é muito agradável. Leia abaixo a tradução do artigo onde Anthony explica como usar essa técnica para compor suas fotos.

“Os seres humanos amam um padrão e três é o menor número que você pode usar para criar um padrão. Os padrões são agradáveis ​​de se olhar, também gostamos de conversar em três (‘pequeno, médio, grande’, ‘sangue, suor e lágrimas’, ‘passado, presente, futuro’) e são interessantes de se criar.

Como compor fotos

Quando estou compondo em três, estou tentando manter as coisas simples. Um elemento pode ser texturas, linhas, formas… coisas! Qualquer coisa forte dentro do quadro que contribua significativamente para o equilíbrio e os relacionamentos e aprimore o assunto. Lembre-se, o único objetivo dos elementos de suporte é fazer com que seu ASSUNTO pareça melhor. Agora, se você aprender a compor fotos realmente simples, usando apenas três elementos (um assunto e dois elementos de suporte), ele também aprimorará suas fotos quando você usar composições mais complexas. Você estará mais confiante na organização e colocação de seus elementos.

Por que três elementos?

Em muitas fotos que vejo das pessoas, o assunto está se afogando em complexidade. Está tudo sozinho em um mar de confusão, sem nada para salvá-lo. Sem suporte, sem colete salva-vidas. Há muita coisa acontecendo para os olhos focarem no assunto. Na maioria das minhas composições favoritas, existem apenas três coisas nelas. Começo com 1) um assunto e 2) uma ou duas coisas de apoio (elementos).

Como compor fotos
Place de Nation

Agora – este não é um conceito simples de colocar em prática, porque quanto menos você tem em uma foto, mais significativa ela é. Quanto mais alta a voz de cada elemento realmente se torna. Mas é o treinamento mais excelente para os seus olhos (e seus pés!) – e acima de tudo, quando você encontra um assunto ou um elemento que realmente ama, que realmente deseja exibir, criando uma composição simples ao seu redor. melhor maneira de fazer isso.

Então, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de como compor fotos

Agora, o que achamos que os três elementos estão aqui? Bem, temos o lindo céu nublado rosa e as colunas cinzas pesadas criam uma moldura fantástica para o céu. Tudo bem legal. Agora, o terceiro elemento – a forma oval na parte superior da imagem, criada em parte pela luz que atravessa o telhado. Se você tirasse isso, a imagem seria muito mais plana, mas as texturas contrastantes, céu e tijolos, melhorariam nitidamente a imagem.

Como compor fotos

E esta foto é um excelente exemplo de como você pode realmente ver que um terceiro elemento confere à imagem um pouco de complexidade adicional, para que não seja muito simples , mas ao contrário, não há muito para sobrecarregar a imagem. É um equilíbrio perfeito de três.

Agora, para a foto abaixo. Isso foi tirado em Paris quando eu estava vagando pelos jardins do Museu da Ciência, que é um pouco assustador ao amanhecer. Parece pós-apocalíptico. Eu estava andando por aí sem realmente encontrar nada quando passei por isso. Eu gostei que essa bola gigante de prata (The Geode) foi cortada pelas folhas. E com esse belo enquadramento de galhos nus vistos em detalhes reais no céu macio e quase transparente. Há muito, muito que você pode fazer com galhos nus – e aqui estão eles emoldurando a foto muito bem – sempre procure-os quando estiver fora no inverno e precisar de outro elemento para adicionar algo interessante.

Como compor fotos

Agora abaixo, vou dizer que este é um assunto muito típico para mim – lindo céu nublado. Tenho centenas, talvez até milhares de fotos em que a nuvem e a cor do céu são o assunto. Mas o céu quase nunca está por si só. Eu sempre preciso de um terceiro elemento. E direi que aqui o que é eficaz é que o terceiro elemento é muito pequeno, contrastando tão bem com a vastidão do céu.

monumento na colina

Eu acho que sou atraído com frequência pelo macabro. Eu gosto dessa interação de beleza e desolação. Aqui temos quase um céu azul de pintura. E então esta árvore morta. Homem desolador. E então o último elemento é o chão. É quase a mesma composição da foto acima, mas, em vez de ficar morto no centro da árvore, coloquei-a ao longo de um dos pontos de interesse da ‘regra dos terços’.

arborealdreams-15

Isto foi recolhido o parque nacional de Joshua Tree em minha Califórnia natal. É um lugar estranho, assando um deserto quente cheio de todos esses cactos retorcidos e irregulares. Eu gostei desse em particular porque parece um lutador ou uma dançarina do ventre inclinada para trás. Há um movimento bonito nessa árvore – e você sabe, acho que há muita sugestão de movimento nas árvores.

land_030-2

Nesta foto abaixo, os três elementos são – o edifício, o céu e as arruelas da janela. Eu acho que o que funciona aqui é esse contraste entre os homens pequenos e a vasta torre. Mas o que o torna tão agradável aos olhos são as duas cores azul e amarelo, juntamente com o padrão épico de linhas. Veja – os olhos adoram padrões repetitivos!

DPS-59

Como você pode ver em várias fotos, adoro o clima e as cores. Então aqui em baixo eu tenho minha combinação perfeita. Mas o terceiro elemento que reúne tudo isso são os navios. Você quase precisa de uma pausa em toda aquela cor flutuante e fina. Você precisa de algo sólido lá como contraste. Este é um ótimo exemplo de como um assunto não precisa dominar o quadro.

20150403_istanbul_262 - Copiar

Um jovem cisne em um canal de Hackney, no início de uma manhã de domingo. Claramente, o cisne é um elemento, e então você tem a água pantanosa como o segundo. E, como último elemento, você tem o edifício, que ao encontrar a água, cria uma linha forte. Como as cores são bastante sutis, é necessário que haja algo forte juntando tudo e acho que a linha no horizonte faz isso.

Como compor fotos

Não saio contando esses elementos quando tiro fotos porque faço isso há muitos anos e essas coisas se tornam instintivas com bastante prática. Mas quando você está desenvolvendo técnicas como essa, não seria uma má idéia contar seus elementos à medida que avança, examine realmente o que são e pergunte a si mesmo – o que está fazendo tudo na minha estrutura? Está adicionando ao meu assunto ou não? O que acontecerá com meus relacionamentos com elementos se eu mudar um pouco para a esquerda? (por exemplo). Então é isso por hoje. Muito obrigado pela leitura.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe nos grupos de WhatsApp com seus amigos e ajude a valorização e a construção de um mercado da fotografia ainda melhor. Veja também mais dicas de como compor fotos neste link.

Sair da versão mobile