Ana Telma Furtado Colunistas Fotografia de família Mercado

Como casar sua marca com seu portfolio

Normalmente, um fotógrafo primeiro começa a fotografar para depois pensar em criar sua empresa e desenvolver seu branding. Isso pode ajudar bastante na hora de criar a identidade visual. Separe as fotos que você mais gosta e que você acredita que falam mais sobre quem é você, o que você gosta de fotografar, o que você fotografa melhor, quem é seu público-alvo e qual o seu estilo. A partir dessas fotos, você pode:

iPhoto Channel_Colunista_Ana Telma Furtado 2

Observar as cores para usar na sua identidade visual: se suas fotos são mais em tom pastel, você pode seguir essa linha ao escolher as cores para o seu site. O mesmo ocorre para o caso de as fotos serem em tons mais vibrantes.

Observar o sentimento passado nas fotos: se as suas fotos preferidas retratam pessoas alegres, pulando e brincando, o tom dos textos que você vai utilizar, além de elementos visuais, pode seguir esse sentimento. Se, ao contrário, suas fotos preferidas contêm expressões mais sérias, momentos introspectivos e calmos, sua identidade visual também pode ser assim, mais neutra e sóbria.

Além de observar as suas fotos e seu portfolio, você precisa saber quem você é. É preciso se conhecer para poder ser fiel ao que você acredita, quem você é e seu estilo, para definir como será o tom dos seus textos no blog, no site, nos e-mails etc. Para te ajudar com isso, você pode:

Fotografar o que você ama: mesmo quando não estiver trabalhando, fotografe bastante tudo aquilo que você gosta e compartilhe esses momentos com seu público;

iPhoto Channel_Colunista_Ana Telma Furtado 1
Teoria das cores: procure alinhar sua identidade visual com o tom geral das suas imagens

Saiba dizer não para alguns trabalhos: trabalhar somente com o que você de fato quer vai te fazer mais feliz e permitir que você dedique seu tempo com os clientes certos;

Mostrar em seu portfolio aquilo que você quer fazer mais: tudo aquilo que você mostrar é aquilo que mais as pessoas vão te procurar para fazer. Então mostre sempre os trabalhos que você quer continuar fazendo. Por exemplo: ensaios na praia – se é o que você mais gosta de fazer e faz melhor, poste mais fotos de ensaios assim, para que as pessoas te conheçam por esse tipo de trabalho. Outro exemplo: casamentos de dia.

Especialize-se: a especialização faz com que você seja melhor naquele tipo de foto ou trabalho. Além de melhorar a qualidade técnica do trabalho, traz o benefício mencionado anteriormente, de ter mais trabalhos para mostrar daquilo que você gosta.

Valorize-se: acredite que a sua fotografia é boa e que as pessoas querem comprá-la. Pense em como aquelas fotos são importantes para a família e que, para elas, contratar um fotógrafo profissional é importante para aquele momento (um ensaio de gravidez, um aniversário etc.). Entendendo esse conceito, será mais fácil precificar corretamente os seus serviços. O preço também é um importante fator que define uma marca.

iPhoto Channel_Colunista_Ana Telma Furtado 3
“Eu me amo”: acredite no seu trabalho e na importância que suas fotos terão para seus clientes

Faça com o coração: não basta fazer uma coisa bem. É necessário fazer com amor. Quando amamos o nosso trabalho, ele fica mais fácil de ser feito e também fica mais bonito.

Mistura de quem você é e quem seu cliente é: sua marca é uma mistura daquilo que você gosta de fotografar com o que o seu cliente quer que você fotografe. Essa mistura, quando bem equilibrada, traz riqueza para o portfolio, pois torna cada trabalho único. Como você já se conhece, seu trabalho passa a ser conhecer cada cliente que você vai fotografar, para trazer a personalidade dele para as fotos, junto com a sua própria.

poses-perfeitas

Sobre o autor

Ana Telma Furtado

Desde 2009 atuando no mercado fotográfico, ANA TELMA FURTADO é especialista em acompanhamento de famílias. A fotógrafa possui um estilo de trabalho diferenciado, priorizando a criatividade, simplicidade e espontaneidade. Sempre atenta ao que há de novo em tecnologia e presente nos principais congressos fotográficos do país, Ana Telma procura sempre trazer novidades aos seus clientes, proporcionando uma experiência única e personalizada.
Acesse o site.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário