Tendência

Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos

O fotógrafo Joshua Dunlop compartilhou ótimas dicas de como melhorar a composição de suas fotos com linhas diagonais. Usando essa técnica suas fotos terão direção e mais dinâmica conduzindo os olhos dos espectadores em uma direção específica.

Existem três tipos diferentes de linhas diagonais na fotografia:

  • linhas diagonais reais
  • objetos colocados diagonalmente em uma cena
  • uma linha diagonal criada pelo ponto de vista
Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos
Foto: Pexels

É fácil identificar linhas diagonais apenas olhando ao redor. A parte difícil é usá-las de forma criativa para adicionar à sua composição. Por isso, veja as dicas abaixo:

Conduzindo o olhar

Linhas diagonais podem ser usadas por fotógrafos para levar o olho a um ponto na imagem. As linhas diagonais são extremamente eficazes para fazer isso. A tensão é criada pela intersecção de uma linha diagonal, que faz com que o olho se concentre neste ponto.

Shutter Stock Shutter Stock

Dê uma olhada na foto abaixo de uma modelo sentada nas rochas em uma praia. Você verá que a linha diagonal no fundo chama sua atenção para cima da foto, em direção à cabeça. Isso é especialmente útil se você estiver tentando chamar a atenção do espectador para um recurso específico.

Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos

Uma técnica semelhante também usada na foto abaixo.

Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos

Profundidade

As linhas diagonais criadas por um ponto de vista têm um efeito de diminuição e criam uma sensação de profundidade. Isso pode ser aumentado ou diminuído pela quantidade da linha diagonal que você escolher incluir.

Se eu tivesse tirado a foto acima de mais longe, a imagem pareceria mais profunda. Escolhi esse ponto de vista em particular porque queria que as rochas disponíveis em primeiro plano criassem outra linha diagonal menos óbvia.

Outra ótima maneira de adicionar profundidade com uma linha diagonal é incluir um caminho em sua foto, como mostrado na foto abaixo. Essa técnica pequena e fácil tornou minha foto muito mais interessante.

Vertical na diagonal

Um problema típico com o ponto de vista é que ele muda a maneira como vemos uma linha vertical ou horizontal. A menor mudança no ângulo de visão pode fazer com que um aspecto vertical fique na diagonal, como mostra a foto abaixo.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Se você quiser evitar completamente esse efeito, tire a foto de mais longe usando uma lente telefoto. A compressão do uso de uma distância focal mais longa fará com que essas linhas pareçam verticais ou horizontais novamente.

Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos

Tensão

As linhas diagonais não aparecem com tanta frequência em objetos feitos pelo homem, pois tendemos a não usá-las na construção. Como resultado, usá-los na fotografia ajuda a adicionar contraste e tensão dinâmica a uma foto onde você normalmente não a veria. Quanto mais diagonais envolvidas, maior o efeito.

Dê uma olhada na foto abaixo. Parece comum à primeira vista. Se você olhar para ele por mais algum tempo, notará a tensão acumulada pela multidão de linhas diagonais convergindo em um ponto aproximado. Quanto mais linhas, maior a tensão – lembre-se disso.

Várias diagonais

Mais de uma linha diagonal em uma foto ajuda a criar uma sensação de tensão, como você verá na foto abaixo. Aqui, linhas diagonais aproximadamente no mesmo ângulo criam um senso de direção.
Diagonais mais sutis, como o movimento das estrelas no céu, ajudam a reforçar essa direção.
Tudo isso equivale ao seu olho focando em um ponto específico da foto. Geralmente é onde as linhas diagonais terminam, no lado direito.

Instável

Como não estamos acostumados a ver diagonais em edifícios, não as consideramos particularmente estáveis. Se você quiser que sua foto pareça instável, adicione diagonais. É uma ótima maneira de fazer com que pareça menos estável. Adicionar várias diagonais é ainda melhor.

Dê uma olhada na minha foto abaixo. Pela forma das rochas, a direção do quebra-mar e o posicionamento do meu modelo, você começará a ver inúmeras linhas diagonais. Devido à natureza do local e ao posicionamento precário do modelo, você verá que toda a foto parece instável.

Como as linhas diagonais adicionam direção e dinâmica às suas fotos

Artigos relacionados