Fotografia Analógica

Como as datas eram gravadas nas fotos analógicas

Foto: Balázs Benjamin

A fotografia analógica é hoje considerada uma das grandes paixões dos fotógrafos profissionais e amadores. O estilo fotográfico ganhou espaço por conta de sua cor, saturação, e até mesmo dos “defeitos” que são considerados detalhes brilhantes. Mas você já se perguntou como as câmeras de filme aplicavam as datas nas fotografias?

Ben Krasnow, da Applied Science desmontou uma câmera antiga de 1990 e nos mostra no vídeo abaixo como as datas eram aplicadas. A exibição na câmera era alimentadas por uma bateria CR2025 e não pelas pilhas utilizadas para o flash, como muitos de nós pensávamos.

Aparentemente o segredo era um projetor LCD minúsculo com uma lâmpada incandescente, e quando o botão do obturador era pressionado, ele projetava uma luz no filme sobrepondo a data no negativo.

Hoje as datas fotografias podem ser um pouco brega mas muita gente ainda gosta, e convenhamos, elas eram realmente úteis.

Fonte: DIY Photography

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

É formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário