Como armazenar e compartilhar suas fotos de maneira segura no celular

Com a conveniência de ter um dispositivo capaz de tirar fotos a qualquer momento, a quantidade de imagens acumuladas nos celulares cresceu exponencialmente e os problemas de armazenamento também. Para auxiliar nessa tarefa cotidiana, abaixo estão as principais dicas de como administrar o espaço do seu aparelho, armazenando ou compartilhando as suas fotos de maneira segura e eficiente.

1) Google Fotos

O Google Fotos é um ótimo recurso para guardar suas fotos diretamente do seu celular. Disponível para Android e iOS, o Google Fotos pode fazer o backup de suas imagens para sua conta Gmail automaticamente, bastando que o usuário habilite essa opção em suas configurações. 

O gerenciamento das suas fotos pode ser feito diretamente do aplicativo ou do desktop, por meio da sua conta Gmail, e os registros são organizados por data. Antes, o serviço de armazenamento oferecia espaço ilimitado aos usuários, mas infelizmente, em junho de 2022, durante a conversão para o serviço unitário Google One, essa oferta foi extinguida. Atualmente, o Google oferece até 15 GB de memória grátis a todos os usuários, além de opções pagas que vão até 1 TB.

2) Fotos do iCloud

Para usuários de dispositivos Apple, o Fotos do iCloud pode ser uma das melhores opções para guardar seus registros diários. Compatível com iPhones e Macs, o serviço pode ser acessado também do Windows por meio do navegador, na página iCloud.com, ou pelo próprio aplicativo.

O funcionamento da plataforma segue mais ou menos a mesma lógica do Google Fotos, organizando as capturas em ordem cronológica. No entanto, o backup para o iCloud Drive não ocorre de maneira automática – então, se o usuário não o fizer manualmente e excluir um arquivo diretamente de seu dispositivo, uma notificação indicará que ele será removido do Fotos do iCloud também.

O serviço gratuito oferece aos usuários 5 GB de espaço, podendo ser expandido para até 2 TB, com uma assinatura paga.Atenção: embora o iCloud seja uma plataforma segura, vários episódios de vazamentos (inclusive de celebridades, como Jennifer Lawrence) chamam a atenção para a participação do usuário na manutenção dessa segurança.

O acesso ao iCloud por meio de redes Wi-Fi públicas, por exemplo, é um comportamento de alto risco que pode comprometer toda a segurança do serviço da Apple. Por isso, é indispensável se proteger com uma ferramenta como uma VPN grátis para iPhone nestes casos.

3) Photobucket

Uma página clássica de hospedagem de imagem dos anos 2000, o Photobucket é uma ótima opção para fotógrafos moderados. Com uma conta gratuita, é possível armazenar até 250 fotos gratuitamente na plataforma.

Para usuários mais prolíficos, os planos pagos vão desde modestos 25 GB (ou 2.500 fotos), passando por consideráveis 250 GB (ou 25 mil fotos), até chegar à opção com espaço ilimitado de armazenamento. 

Na assinatura Photobucket Expert (a mais cara da plataforma), as imagens podem ainda ser carregadas sem nenhuma compressão, o que garante a manutenção de sua qualidade original.

4) Flickr

Outro recurso interessante para armazenar suas fotos é o Flickr. Ao contrário dos serviços do Google e da Apple, o Flickr tem uma pegada mais de rede social, com o compartilhamento das imagens sendo um ponto forte da plataforma. Ele pode ser acessado pelo aplicativo para iOS e Android, ou no desktop.

O Flickr permite o armazenamento gratuito de até 1.000 fotos, independentemente do tamanho dos arquivos. Para quem precisa de mais espaço, o serviço ainda oferece uma assinatura paga que garante memória ilimitada aos usuários.

Para comodidade, a versão paga também traz a funcionalidade Upload, que possibilita a transferência direta de fotos do computador, pen drives e demais plataformas em nuvem como o Dropbox.

5) Amazon Photos

O serviço de armazenamento de imagens da Amazon oferece 5 GB gratuitamente para todos os usuários, e espaço ilimitado para assinantes do Amazon Prime para hospedagem de fotos e 5 GB para vídeos.

Com o aplicativo do serviço, disponível para iOS e Android, é possível acessar todas as fotos salvas a partir de qualquer dispositivo móvel e do desktop. Para membros do Prime, as imagens podem ser organizadas pela data ou serem buscadas por palavras-chave que descrevam o conteúdo das fotos, como “luar”, “gato” ou “praia”.

O Amazon Photos oferece ainda a opção de backup automático de qualquer dispositivo e, para assinantes do Prime, uma conta conjunta com até 5 pessoas para compartilhamento de fotos com a família no chamado “Cofre da Família”.

6) Dropbox

Compatível com os maiores sistemas operacionais, como Android, iOS, Windows e Linux, o Dropbox oferece um serviço de armazenamento sólido para a maioria dos usuários.

Na versão gratuita, os usuários têm direito a 2 GB de espaço para guardar suas fotos, podendo aumentar esse benefício em 250 MB se seguirem alguns passos específicos, como convidar amigos para a plataforma ou instalar o aplicativo no desktop.

As versões pagas podem chegar a 3 TB de espaço para pessoas físicas, ou a partir de 5 TB para empresas, com serviço de suporte especializado, e funções de recuperação de histórico de uploads com até 1 ano.

O compartilhamento das imagens é facilitado pela possibilidade de se ter contas conjuntas ou pela criação de links que permitem o acesso de terceiros a arquivos ou pastas específicas dentro da conta do usuário.

Com as dicas acima, o compartilhamento e armazenamento das suas fotos cotidianas deve ficar muito mais fácil e seguro. E finalmente será possível se livrar daquelas notificações irritantes sobre o espaço limitado do seu celular.

Sair da versão mobile