Como aplicar os pontos de fuga em fotos?

Na fotografia há inúmeras regras famosas de composição, como a regra dos terços, espiral de fibonacci, entre outras. Mas já ouviu falar dos pontos de fuga? Se não, leia o texto abaixo publicado originalmente pelo site Expert Photography e saiba como eles podem aprimorar muito a maneira de aumentar o interesse dos espectadores em suas fotos.

O que é um ponto de fuga?

Um ponto de fuga é uma ferramenta de composição que se origina de pinturas. É uma excelente forma de dar profundidade a uma cena. Na verdade, o ponto de fuga pode adicionar uma sensação tridimensional a uma fotografia ou pintura bidimensional. Também é uma maneira fantástica de guiar os olhos do espectador para um elemento importante no quadro.

Imagens / Flickr

O ponto de fuga é um ponto na imagem onde linhas paralelas parecem convergir na distância. Pense em ficar em uma longa ponte com grades. Quando você olha para longe, parece que as grades se encontram no horizonte. Essa ilusão de ótica acontece porque as coisas parecem cada vez menores à medida que se distanciam, até parecerem um único ponto. Freqüentemente, é chamada de perspectiva de ponto único ou ponto único. A distância entre as duas linhas paralelas que começam em primeiro plano também fica menor. Isso causa a impressão de linhas convergentes .

O ponto de fuga também pode adicionar mistério e simbolismo às suas imagens. Um caminho ou estrada que desaparece ao longe pode simbolizar uma jornada com um fim desconhecido. Um túnel com a luz no final pode significar esperança ou até morte.

Os pontos de fuga também são ótimos para enfatizar o tamanho de uma paisagem ou paisagem urbana . Você pode usá-los para adicionar um senso de escala ou até mesmo exagerar os tamanhos dos objetos. O ponto de fuga é uma ferramenta poderosa de composição. Isso pode mudar o clima e o significado de sua imagem.

Como capturar o ponto de fuga na fotografia

Para usar o ponto de fuga com eficácia, você precisará de uma grande profundidade de campo para manter todos os elementos nítidos. Dependendo da lente e da cena, uma abertura em torno de f11 ou f16 deve funcionar bem.

Você também deve prestar atenção em onde coloca seu foco . Para aproveitar ao máximo as imagens em perspectiva de um ponto, você precisa manter o primeiro plano e o plano de fundo em foco.

A melhor maneira de fazer isso é usar a distância hiperfocal para suas fotos. A distância hiperfocal é a distância de foco mais próxima onde os elementos no ‘infinito’ ainda têm nitidez aceitável.

1. Procure as linhas paralelas e principais para encontrar o ponto de fuga

Comece com cenas que possuem linhas paralelas ou principais óbvias para encontrar o ponto de fuga. Pontes, trilhos de trem e fileiras de árvores são excelentes pontos de partida. Você não terá dificuldade em procurar o ponto para onde as linhas convergem.

Paisagem , arquitetura e fotografia de rua são os melhores campos para usar pontos de fuga. Cenas naturais e feitas pelo homem geralmente fornecem a oportunidade perfeita para procurar o ponto de fuga. Uma imagem pode ter mais de um ponto de fuga. Por exemplo, se você fotografar um canto de um edifício, pode acabar com duas linhas que levam a diferentes pontos de fuga.

2. Use uma lente grande angular para aumentar a distância

Quando estiver familiarizado com a localização do ponto de fuga em uma cena, você também pode exagerar a distância para adicionar mais drama à sua imagem. Use uma lente grande angular que faz com que os assuntos mais próximos pareçam ainda maiores. Enquanto isso, os objetos à distância parecerão menores e parecerão que estão mais distantes.

Certifique-se de que as linhas principais comecem no primeiro plano. Dessa forma, você pode maximizar o efeito da lente grande angular. Se você não gosta dos resultados que obtém, pode sempre ampliar um pouco mais para criar uma perspectiva menos dramática.

3. Fotografe de uma altura inferior da câmera para aumentar o nível de convergência

Você também pode alterar o nível de convergência fotografando de uma altura de câmera mais baixa. Quanto mais baixo você vai, maior o nível de convergência. No entanto, certifique-se de não descer muito. Se você atirar do ponto de vista de um verme, elementos cruciais podem se fundir conforme você muda a perspectiva. Experimente a altura da câmera e certifique-se de manter os objetos importantes separados uns dos outros.

4. Aplique a regra dos terços para posicionar seu ponto de fuga

Você está pronto para levar sua fotografia de ponto de fuga para o próximo nível? Combine-o com a regra dos terços para uma melhor composição. Imagine dividir seu quadro em terços por duas linhas horizontais e duas verticais. As interseções dessas linhas são os pontos de interesse onde você colocaria seu assunto. Em vez de colocar o objeto nas interseções, posicione o ponto de fuga aí. Dessa forma, você pode tornar sua imagem ainda mais emocionante e visualmente agradável.

5. Use o Ponto de Fuga para Enfatizar um Assunto

Você também pode colocar seus objetos na frente dos pontos de fuga. Esta é uma ferramenta poderosa para destacar o seu assunto. As linhas convergentes funcionarão como setas, guiando o observador até o assunto. Cobrir o ponto de fuga com o assunto pode criar tensão na imagem. Em vez de olhar para o infinito onde aparece o ponto de fuga, nossos olhos se voltam para o objeto. Dessa forma, você pode capacitar seu assunto.

6. Vire a câmera de lado para obter um ponto de fuga vertical

Você não precisa se limitar a formatos horizontais ao usar uma perspectiva de ponto único em sua fotografia. Se a cena permitir, você pode virar a câmera de lado e tirar uma foto vertical. Isso funciona bem em fotografia de arquitetura, especialmente ao capturar edifícios altos. Arranha-céus ou torres se tornam suas linhas principais , e o céu aparece como o ponto de fuga para onde convergem.

Sair da versão mobile