Como ajudar uma criança a desenvolver seu interesse pela fotografia?

Emily Schafer, redatora de notícias do site Moms, escreveu um artigo com dicas para ajudar crianças a desenvolver o interesse por fotografia. Diz o artigo: “A vida nos últimos seis meses obrigou muitas famílias a reexaminar os hobbies de seus filhos. A fotografia é um investimento relativamente barato para que crianças e adolescentes possam se expressar – e a maneira como estão redescobrindo o mundo ao seu redor.

Foto: Pixabay

Todos nós nos encontramos em casa e muito mais fora. E acontece que… a vida é linda! Animais de estimação, cantos ensolarados da casa, amigos que não viam há muito tempo: todos são temas excelentes para olhos mais jovens ansiosos por capturar seu ponto de vista por meio da fotografia . Mas qual é a melhor maneira de cultivar esse passatempo seguro e significativo para filhos e filhas que cresceram rodeados pela tecnologia? Deixe-nos guiá-lo por alguns dos melhores conselhos para fotografia com crianças!

Câmeras São Melhores Que Telefones

Sem dúvida, existem capacidades extraordinárias de câmera nos smartphones. O software de edição e filtros incluídos em nossos telefones são semelhantes aos pacotes mais básicos do Photoshop e Lightroom. Mas a tentação de usar o telefone para outros aplicativos é muito grande. E a fotografia é sobre a arte de capturar imagens – não simplesmente manipulá-las em um aplicativo posteriormente.

Foto: Pixabay

Robert Correll , autor de Photo Restoration: From Snapshots to Great Shots, observa que ter uma câmera física nas mãos é o que inspira as crianças a se sentirem criadores. E o dispositivo não precisa ser sofisticado: “As câmeras point-and-shoot de baixo custo são perfeitas porque são pequenas, leves, não intimidantes e substituíveis.” Um zoom de qualquer tipo é o recurso mais importante para a câmera incluir; a capacidade de alterar alguns modos (de automático para algo mais direcionado) é ideal e também típica da maioria das câmeras.

Cuidados Com A Câmera São Fundamentais

Só porque uma câmera pode ser substituída não significa que se preocupe se ela não for importante. Os menores, através dos adolescentes, podem aprender o básico sobre a responsabilidade dos cuidados com a câmera: instrua-os a “não deixar cair a câmera e mantê-la em um local seguro quando não estiver em uso”. Eles também podem limpá-lo após o uso; usar um pano para lentes e assumir a responsabilidade pela manutenção da bateria os lembra de que a câmera deve ser manuseada com cuidado, mesmo quando não estiverem praticando sua arte.

A Beleza Está Nos Olhos De Quem Vê

O que e como seus filhos capturam é menos importante do que praticar o tiro, tentando aprender com as escolhas que fizeram. Algumas partes da fotografia – seja escolhendo ângulos ou entendendo as configurações da câmera – podem melhorar suas habilidades diárias com a câmera rapidamente.

Foto: Pixabay

O especialista em fotografia concorda: “Deixe a criança saber que fotografia significa ser criativo e mostrar às outras pessoas como você vê. Incentive essa criatividade, mesmo que isso signifique quebrar as ‘regras’. ”Além disso, as crianças não precisam de notas ou críticas, mas um feedback atencioso é valioso. É saudável encontrar pequenos detalhes de imagens infantis para comemorar e apreciar. Quando houver problemas óbvios com composição, escala ou iluminação, apresente algumas sugestões “e se” para ajudá-los a melhorar sua abordagem na próxima vez. Essas ofertas, como “E se você se deitasse para fotografar aquela flor em vez de ficar de pé sobre ela? E se você colocasse a flor ao lado da imagem, em vez de no centro? ” pode ajudar as crianças a se sentirem fortalecidas para serem corajosas, ousadas e curiosas em sua abordagem para capturar seu mundo a cada nova sessão.

Use Truques Simples Para Estimular Seu Crescimento

Você não precisa ser um especialista em fotografia para apoiar o crescimento de seu filho. Existem vários truques de fácil acesso para transmitir que os ajudarão a se sentirem como aprendizes de um profissional!

A regra dos terços: divida a foto que você está prestes a tirar “em terços na vertical ou na horizontal; [isto] coloca características importantes em cruzamentos ou ao longo das linhas divisórias. Esta prática é importante para capturar a maioria das cenas e pessoas. ” Existem muitos exemplos excelentes em grade online que você pode compartilhar com seu aspirante a fotógrafo.

Foto: Pixabay

Composição: O centro nem sempre é o local mais interessante! Incentive seu filho a capturar o que ele está mais interessado em um ponto diferente do centro-meio. Pode não melhorar suas imagens iniciais, mas certamente os ajudará a pensar em abordagens alternativas à medida que melhoram.

Modos: mesmo a câmera point-and-shoot mais básica deve ter alguns modos diferentes, incluindo macro (geralmente representado como uma flor), paisagem (montanha), ação (uma silhueta em execução) e muito mais. Ajude seu filho a intuir o que os modos são projetados para ajudar, e permita que ele brinque com os modos enquanto pratica tirando mais fotos. Eles podem começar a favorecer a mudança de configurações com base em seu assunto, o que é uma prática excelente para câmeras mais sofisticadas e estudo de fotografia.

Com o cuidado de um dispositivo que é todo deles e um pouco de incentivo para serem criativas, as crianças podem aproveitar ao máximo os lindos meses de outono que virão com a fotografia como sua mais nova habilidade.

Sobre a autora: Emily Schafer é redatora de notícias do site Moms. Ela é uma profissional de desenvolvimento de jovens e atualmente está cursando o Mestrado em Administração e Liderança de Acampamentos. Ela tem muito orgulho de seu trabalho como mãe de sua filha de três anos.

Sair da versão mobile