Simone Di Domenico: o ponto de vista muda tudo

Fotografia é pura criação: primeiro, criamos tudo em nossa mente, depois sentimos e só então construímos. Reconstruir Alice no País das Maravilhas para um book de quinze anos, mantendo a personalidade da modelo, foi um grande desafio.

iPhoto Channel_Colunista_Simone Di Domenico_Alice (4)

A fotografia é única e exclusiva, pois nunca no tempo se repetirão os momentos, datas, dias, horas, pessoas e pensamentos. Nada poderá se repetir, nem mesmo a verdadeira personagem Alice, refeita pelos mesmos profissionais e atores, seria igual.

A luz que permite o surgimento da fotografia pode ser registrada de milhares de maneiras e, sincronizada com a câmera, cria efeitos, contrastes, nitidez, cores… Enfim, recria o mundo, permite surgir uma realidade que às vezes nossos olhos não conseguem ver.

Uma ação simples, que muitas vezes banalizamos ou agimos no automático, é decidir o ponto de vista. Simplesmente não paramos para pensar nisso. Qualquer movimento para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita, muda completamente a cena, a composição, as linhas e, consequentemente, o posicionamento dos pontos de ouro em relação ao assunto e aos elementos.

iPhoto Channel_Colunista_Simone Di Domenico_Alice (1)

iPhoto Channel_Colunista_Simone Di Domenico_Alice (3)

Dessa forma, muda também a informação que se deseja passar. O ponto de vista é mais importante do que se pensa, precisa ser explorado, pois altera profundamente a imagem, assim como a escolha correta da lente faz uma diferença significativa: é importante saber o que se busca da imagem, escolher a lente correta e usá-la adequadamente.
Mais do que uma bela imagem, a fotografia precisa ser autêntica. A produção Alice no País das Maravilhas foi feita para comemorar os quinze anos de Maria Alice Saad. Tínhamos como objetivo manter a personalidade, o jeito de ser, de se movimentar e de olhar de Maria Alice, sempre respeitando a sua individualidade. O cenário e a composição foram pensados e criados, mas a direção foi: “Seja você mesma”.

O ensaio resultou em lindas imagens que nos remetem a Alice no País das Maravilhas, mas que mantêm a autenticidade e a personalidade de Maria Alice Saad, fazendo com que ela se identifique com as fotos e estas sejam sua obra de arte particular, sua joia valiosa e representem a beleza de seus extraordinários quinze anos.

iPhoto Channel_Colunista_Simone Di Domenico_Alice (2)

Banner_Tacca

Artigos relacionados