Altair Hoppe Colunistas Técnica

Descubra como fazer recorte de cabelos no Photoshop

Livro de fotografia

Bem, se você está lendo este artigo é porque ainda não conseguiu uma ferramenta para recortar cabelos de forma eficiente. Já tentou o filtro Extrair / Extract e nada. Tentou as máscaras e nada. Temos uma boa notícia para você. O Photoshop tem mais uma ferramenta que pode livrá-lo desse “pesadelo”. E não é nenhuma novidade de atualização do Photoshop. A ferramenta que vamos mostrar é quase tão velha quanto o próprio Photoshop.

Alguma vez durante suas “photoshopagens” você trabalhou com a ferramenta Borracha / Eraser? Claro que sim! Mas talvez nunca tenha notado que além da Borracha padrão existe a ferramenta Borracha Plano de Fundo / Background Eraser. Se notou, talvez não tenha usado muito ela, principalmente para recorte de cabelos. Pois é exatamente para esta função que ela é eficiente. Vamos ver como isso funciona na pratica.

Veja a figura 1.

Figura 1

Ela mostra uma jovem senhora em primeiro plano e no fundo uma parede. Nosso objetivo é apagar apenas o fundo deixando apenas a mulher e seus fios de cabelos mais finos. Vamos lá. Duplique a camada (Ctrl J) e desligue a camada original. A seguir selecione a ferramenta Borracha Plano de Fundo / Background Eraser Tool.

Antes de pensar em apagar qualquer coisa, vá na barra de opções no topo da tela e faça a seguinte configuração: no item Limites / Limits coloque Não-adjacente / Discontiguous e em Tolerância / Tolerance defina 100%. Veja ainda que temos três Conta-gotas / Eyerdroppers. Selecione o eyedropper do meio, chamado Amostra Uma Vez / Sampling: Once (fig. 2).

Finalmente, temos o item Proteger Primeiro Plano / Protect Foreground Color. Como o nome sugere ele protege a cor de primeiro plano. Ligue essa opção. Atenção! Isso é muito importante. Agora selecione a ferramenta Conta-Gotas / Eyedropper, mova sobre o tom de cabelo predominante da imagem e clique. Observe que essa amostra vira a cor de Primeiro Plano / Foreground (fig. 3). Assim, estamos prontos para o recorte de cabelos.

Figura 3

Selecione novamente a ferramenta Borracha Plano de Fundo e passe sobre os tons do fundo. Mas aqui vale uma ressalva. Quando clicar, mantenha o botão do mouse pressionado e apague todos os tons daquela cor. Às vezes, ficam algumas áreas semi-transparentes (fig. 4).

Figura 4

Depois, também apague elas. Se você sentir que a Borracha está apagando a pele da mulher, por exemplo, reduza um pouco mais a Tolerância. Mas se as bordas ou os fios dos cabelos estão ficando muito duros, aumente a tolerância. Em alguns minutos temos a imagem recortada (fig. 5).

Se preferir, ao invés de manter o fundo transparente durante o recorte, você pode criar uma nova camada e preencher com um tom de alto contraste, como o verde (fig. 6).

Assim fica bem mais perceptível a preservação dos fios de cabelo mais finos. A figura 7 mostra a imagem final com um outro fundo aplicado. Observe os fios mais finos são preservados. Nada mal, hein! Agora é mãos à obra. Até a próxima!

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe é diretor da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais - Volume 1, Volume 2, Volume 3, Volume 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. É diretor da iPhoto Editora.

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário