Altair Hoppe Colunistas Equipamentos de fotografia Tratamento de imagem

Qual o melhor monitor para tratamento de imagem?

Uma dúvida muito comum entre fotógrafos, publicitários, designers e profissionais de imagem é: qual tipo de monitor é o mais indicado para o tratamento de imagens? “Qual é a melhor marca?”, “devo aderir ao LCD ou voltar ao CRT?”, são algumas das dúvidas que recebo diariamente por e-mail.

monitor-altair-hoppe-tratamento-fotos

Nesta matéria, vou responder a algumas dessas perguntas. O primeiro aspecto a ser analisado é o tipo do monitor. É fato que os monitores CRT (aqueles de tubos), têm uma qualidade muito boa e, quando migramos para o LCD, todo bonitinho, sentimos muito a diferença da imagem da tela para a imagem impressa. Essa é uma característica comum nos monitores LCD padrões do mercado.

É fato que os tons ficam mais claros por causa da alta luminosidade da tela, sem falar de outros problemas dos LCD. Mas não podemos voltar no tempo nem deixar de se adaptar às novas tecnologias. Por isso, é bom saber como escolher um monitor LCD para o tratamento profissional de imagens.

De forma sintética, temos três tipos de painéis LCD:

Twisted Neumatic (TN): são baratos, rápidos, com baixa fidelidade de cores e péssimo ângulo de visão. Portanto, inadequados para tratamento de imagem (95% dos monitores do mercado são dessa categoria).

Vertically Aligned (VA): são melhores que os TN em ângulo de visão e fidelidade de cores, mais caros e mais lentos. Há algumas variações do VA, como o PVA, MVA, S-PVA.

In-Plane Switching (IPS): o melhor e mais caro. Os ângulos de visão são excelentes, possuem grande fidelidade de cores e custo elevado. Os melhores monitores do mundo usam versões dessa tecnologia.

Como base na tecnologia empregada nesses tipos de monitores, temos condições de selecionar modelos para tratamento profissional. Os monitores mais “badalados” são os da Eizo e Lacie, mas o preço deles não oferece um bom custo-benefício, principalmente para quem não tem recursos sobrando para investir. Se tiver, ótimo! Minha sugestão leva em conta a realidade do mercado, preço e qualidade, inclusive utilizada e aprovada por inúmeros fotógrafos e profissionais de imagem.

monitor-altair-hoppe

Por todos esses motivos, minha opção e sugestão é o o monitor Dell UltraSharp U2414H de 24″. Esse monitor LCD é ideal para estúdios fotográficos, de editoração, design e animação. Suas cores são vibrantes, realistas e ele é capaz de distinguir inclusive tons de cinza muito claros. O produto também oferece regulagem de altura da tela, assim como inclinação e ajustes para as laterais. Além disso, conta com portas Display Port, DVI-D, HDMI e VGA. A resolução ideal da tela é de 1920×1080 pixels. E melhor ainda é o preço, que sai no valor de R$ 927.

Para quem trabalha com mercado profissional, investir em um equipamento como esse é indispensável. É um investimento que reduz custos de refação e tempo de reedições, embora devo ressaltar que, mesmo como um monitor de boa qualidade, jamais dispense um colorímetro para calibrar o equipamento ou trabalhe com um fornecedor de impressão que faça a calibração para você. Até a próxima!

monitor-altair-hoppe-tratamento-fotos-

Especificações:

Tamanho de visualização diagonal: 60,47cm, 23,8″ (tamanho da imagem de visualização com largura de 31,5″)
Taxa de proporção: Widescreen (16:9)
Tipo de painel, superfície: IPS (In-Plane Switching), antirreflexo com revestimento rígido 3H
Resolução ideal: 1920×1080 a 60 Hz
Taxa de contraste: 1000:1 (típica), 2 milhões:1 (máx.) (taxa de contraste dinâmica)
Luminosidade: 250 cd/m2 (típica)
Tempo de resposta: 8ms (cinza a cinza)
Ângulo de visão: (178° vertical/178° horizontal)
Suporte para cores: Gama de cores6 (típica): 85% (CIE1976), 96% sRGB (média DeltaE > 4) 16,77 milhões de cores
Distância entre pixels:0,274 mm
Tecnologia de iluminação traseira: LED
Tipo de monitor: monitor LCD widescreen de tela plana
Revestimento da tela do monitor: Antirreflexo com revestimento rígido 3H
banner-poses-perfeitas

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

43 comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Oi Jorge, tudo bem! Sua dúvida faz sentido, afinal, muitos posts e matérias fazem isso. Mas nesse caso longe disso. Eu trabalho com esse monitor há mais de cinco anos e foi a melhor opção na relação custo-benefício que vi no mercado. E como muitos fotógrafos tem dúvidas e pedem uma sugestão, achei por bem compartilhar. Embora, não devemos nos apegar a marca, aqui o importante é entender que um bom monitor tenha a tecnologia IPS, sendo Dell, Apple, LG, Philips, Samsung, etc… um grande abraço e sucesso! Altair

  • Essa matéria é indispensável, mas poderiam ter sido citados outros modelos num custo melhor, visando amadores como eu, que fotografam e imprimem apenas por hobby. Obrigado.

  • Olá Altair. Ótima sugestão e análise.
    Você teria algum “review” eu “experiência” com a linha profissional da DELL?

    • Olá Luis, tudo bem!
      Não tenho nenhum review, mas trabalho com a linha da Dell há mais de cinco anos… é sempre me atendeu muito bem. Além de ele ser IPS, a tela é fosca e cria uma sensação mais próxima a textura de um papel… afinal, por mais que um papel seja brilhoso, não se aproxima da característica de brilho do vidro no monitor. Então, a tela ser nativamente fosca ajuda demais. Quando você fala em linha profissional se refere a outro modelos da Dell além do U2414, U2415, etc? Um abraço, Altair

    • Oi Pedro, tudo bem!

      Os monitores do Mac também usam a tecnologia IPS. Para ter certeza se o seu modelo usa, basta procurar as caractarísticas técnicas, mas os novos iMacs, por exemplo, todos usam.
      Um abraço,

  • Oi Altair, tudo bem?
    Adorei e post e eu estava procurando justamente por isso, uma indicação de monitor.. Tenho um mac air mas a tela é pequena para tratamento, daí procuro um monitor maior (e não tão caro quanto um Thunderbolt..)
    Entrei no site da Dell pronta para efetuar a compra, porém dei uma olhadinha no reclame aqui e me assustei com a quantidade de reclamações da entrega.. muita gente reclamando do atendimento e pós vendas, várias pessoas nem conseguiram receber seus produtos e a Dell não está dando muitas explicações, nem trocas, nem soluções .. Estranhei pois a empresa é muito conhecida, mas tem pessoas esperando há 2 meses e nada.
    Queria saber se vc sabe de algum site brasileiro que venda esse monitor da Dell.. você comprou o seu pelo site da dell mesmo? Caso não tenha, se puder me sugerir outro monitor que eu possa comprar em algum site confiável e que não tenha um prazo de entrega tão grande..
    Vi os modelos que você sugeriu nos outros comentários, mas vc comentou que são um pouco “mais amadores”.. Teria algum outro que possa ser comparado ao ultrasharp citado no post?

    Obrigada desde já 🙂

  • Oi Heloísa, quando comprei o meu monitor, a Dell avisou que o prazo de entrega poderia chegar a 40 dias… e a explicação é simples: esse monitor não é fabricado aqui, assim ele vem dos Estados Unidos. Mas passou uns 25 dias e recebi sem nenhum problema. E como falou, de fato, a Dell é uma referência e não tinha ouvido ainda falhas desse tipo. E o complicado é que eles não trabalham com revenda. Os monitores da Dell são excelentes, mas não precisamos ficar presos a marca. O importante para um bom monitor para o tratamento de imagens é que o painel dele seja IPS. Várias marcas boas produzem esses modelos. Por exemplo, o monitor LED 23″ LG 23MP65HQ, é uma boa opção… nesse link tem uma descrição dele: http://www.walmart.com.br/produto/Informatica/LED/LG/480047-monitor-led-23-lg-23mp65hq-com-painel-ips

  • Olá, comprei esse monitor e um PC INSPIRON 3647, porem as entradas não são compatíveis. Se eu comprar um cabo HDMI resolvo meu problema?
    pois não vem com o monitor.
    Você poderia me responder isso?
    Obrigada

  • Olá, e quanto a estação de trabalho, qual a mais indicada para esse modelo, ou essa linha, para quem trabalha com fotografia.

  • Olá Altair, boa tarde
    meu amigo, sabe me dizer se este monitor tem a mesma qualidade ou é bem próximo as telas da Apple no quesito suavização de textos e icones? Uso um LG com tecnologia IPS. Estou pensando em comprar o de 25″ que tem resolução de 2560×1440. O prazo de entrega da Dell não é tão atrativo né? Abraços

    • Oi Juliano, tudo bem!
      O monitor IPS é o mais recomendado para tratamento de imagens indiferente da marca, seja Dell, LG ou Apple. Porém, como trabalhamos com fotografia, ainda sugiro o Dell porque as telas deles não possuem lâmina de vidro ou algo parecido na frente no monitor… essa lâmina acaba dando um brilho que não existe na imagem e nos engana… esses monitores da Dell, ao contrário, possuem apenas uma película fosca e, assim, entre o que vemos na tela e o que será impresso é muito mais próximo. Tem razão sobre o prazo de entrega, geralmente entre 25 e 40 dias… se puder esperar, vale a pena. Grande abraço e sucesso, Altair Hoppe.

  • Olá Altair, ótimo artigo!!! O que você acha dos notebooks da Dell que tem tela IPS como o Inspirion 5000 ou 7000. Eles são uma boa opção para quem precisa tratar fotos em notebook ou melhor mesmo é se manter no pc? Grande Abraço.

  • Boa tarde, já estou namorando um dell desse há algum tempo. Tenho um monitor LG 23″ IPS e estou na dúvida se o melhor agora é investir num novo monitor ou num calibrador. Infelizmente não tenho recursos para os 2 ainda.

  • Oi Altair, e sobre o Monitor Dell U2412M, ele é um pouco mais antigo mas tem mais resolução,1920 x 1200 a 60 Hz, poderia por favor fazer uma comparação entre os dois,o U2414H e o U2412M e qual seria melhor comprar, já que os preços são bem parecidos. Obrigado desde já.

  • Opa, esqueci, tem esse Ultrasharp 24’ – U2415.que tem gama de cobertura de 99% em SRGB, já que não da para comprar um com 100% Adobe RGB,esse seria o melhor entre os três? Dell U2412M,U2414H ,2415.o U2415 possui a mesma resolução do U2412M .

  • Bom dia pessoal!

    Sou uma revenda Dell em todo Brasil e caso necessitem de alguma informação.
    A demora em alguns equipamento da Dell se da quando estes são fabricados no USA ai demora um pouquinho más quando é fabricado no Brasil chega rapidinho. Hoje temos muitos monitores já fabricados na Dell Brasil.

    Ao Dispor.

    • Olá! Tenho interesse em adquirir o monitor Dell U2515H acredito que seja uma evolução do mencionado na materia, infelizmente são poucas as opçoes para visualizar ou até testar produtos Dell por não ter lojas fisicas em shopping por exemplo.
      Gosto muito de comparar caracteristicas técnicas com a pratica e o visual, e tenho muitas dúvidas sobre esse assunto, atualmente uso uma Tv Lg fullhd muitos abominam o uso de um televisor, mais esse modelo por inumeras regulagens e ajuste vem me atendendo melhor que o monitor de 22″pol que eu usava..
      Mais por motivos ergonômicos preciso do monitor…
      Realmente o Ultrasharp faz muita diferença?

  • Olá pessoal, acabei de comprar um monitor dell u2415 e gostaria de uma ajuda. A placa de video do meu computador não tem saída displayport então só pude conectar ao monitor com cabo HDMI. Estou perdendo qualidade do monitor? o que devo fazer? obrigada!

  • Olá, Altair, tenho um Macbook pro de 15pol e estou pensando em comprar somente um monitor maior para tratar fotos, você continua indicando esse modelo da matéria ou já tem algum mais recente para indicar? Muito obrigado, Guilherme

  • Boa noite Sr. Altair!
    Estou precisando de uma ajuda.
    Sabe me informar se o monitor Monitor Dell UltraSharp U2412M LED 24.0 Polegadas é muito inferior ao Dell UltraSharp U2414H?
    É pra edição de imagens, não estou podendo fazer investimento alto por agora por está iniciando!

  • Não estou encontrando o monitor Dell U2415 para comprar. Ele saiu de linha? Caso tenha saido de linha, gostaria de saber outra opção que seja recomendado para tratamento de imagem.

  • Preciso de uma opinião urgente!

    Vou comprar novos equipamentos para trabalhar com design gráfico, pois o pc anterior pifou por ser fraco.
    Em resumo, a CPU escolhida é i7 4.2 com 16GB de ram, etc. Porém, ainda estou escolhendo as configurações ideais visando qualidade. O mesmo será adquirido por empréstimo, portanto não posso escolher mal, pois irei pagar através de parcelamento com meu trabalho de design gráfico por alguns anos… Uma de minhas maiores dúvidas é o monitor. Gostaria de um com tecnologia IPS, Ultrawide (21:9), tamanho 29, anti-reflexo, 4k. Além dessas configurações alguma outra é importante? Trabalho muito com Identidade Visual, cores, logos, etc. Necessito de uma excelente visualização e precisão das cores. A resolução 4k está absurda no quesito preço, por isso um full HD já ajudaria a não ser que conheça algum bom e barato para a situação descrita. Encontrei o LG UltraWide 29UM68 só não possui 4k e nem anti-reflexo, possui IPS. E o Dell UltraSharp U2917W 29 possui IPS, possui anti-reflexo, é ultrawide, 29, mas não é 4k. A diferença entre eles é apenas o anti-reflexo e o preço. O monitor Dell é quase o dobro do preço. Estou em dúvidas em qual monitor escolher e também se devo levar em consideração marcas e funcionalidades da placa de vídeo além do tamanho da mesma… Agradeço a atenção e aguardo respostas. Grato!